Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andrea Tereza Brito-
dc.contributor.authorMOURA, Maria Elisa Novaes Cahú de-
dc.date.accessioned2024-06-10T14:17:33Z-
dc.date.available2024-06-10T14:17:33Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.citationMOURA, Maria Elisa Novaes Cahú de. O ensino da leitura e escrita em turma do primeiro ano do ensino fundamental bilíngue (português/inglês). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56447-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou, por meio da investigação das práticas de duas regentes do 1o ano do ensino fundamental de uma escola bilíngue (Português/Inglês), descrever e compreender as práticas pedagógicas voltadas para o ensino da leitura e da escrita num contexto bilíngue, a fim de compreender melhor o processo de ensino da leitura e da escrita numa turma que estava sendo, simultaneamente, alfabetizada em duas línguas, além de identificar os desafios das professoras e analisar as metodologias por elas desenvolvidas. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa qualitativa, de perspectiva etnográfica, pois, neste estudo, os processos de ensino e o detalhamento das pessoas e do ambiente pesquisados foram de extrema importância. Sendo assim, realizamos 15 (quinze) observações de aulas, entrevistas com as professoras, coordenadoras e a diretora escolar, bem como a análise de documentos fornecidos pela instituição de ensino – planejamento de aulas e Projeto Político- Pedagógico). Ademais, fundamentamo-nos teoricamente em Hamers e Blanc (2000), Bialystok, Luk e Kwan (2005) e Megale (2019; 2020; 2021), para argumentar sobre bilinguismo e educação bilíngue. Já para embasar as questões referentes à alfabetização, recorremos às ideias de Soares (1998, 2004 e 2021) e Ferreiro (2011). Com relação às práticas de alfabetização bilíngue, nos baseamos em Flory (2009), Hodges e Nobre (2010), Bialystok (2002) e, novamente, Megale (2019; 2020; 2021). A análise dos dados levou-nos à reflexão acerca das práticas das professoras investigadas e do contexto escolar no qual elas estavam inseridas. Concluímos que as ações pedagógicas das docentes estão pautadas na proposta escolar, mas elas sentem a necessidade de adequar melhor a perspectiva curricular com a realidade dos seus alunos, implementando mais atividades que possam sistematizar a aprendizagem da leitura e da escrita, para, assim, melhorar compreensão dos alunos sobre o sistema de escrita alfabético.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectAlfabetização bilínguept_BR
dc.titleO ensino da leitura e escrita em turma do primeiro ano do ensino fundamental bilíngue (português/inglês)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6735041594374406pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research search, through the investigation of the practices of two first grade teachers at a bilingual school (Portuguese/English), to describe and understand the pedagogical practices aimed at teaching reading and writing within a bilingual context. Therefore, it could be possible to understand a little more about the process of teaching reading and writing in a class when there is a simultaneous language acquisition, as well as identifying the teachers' challenges and analyzing the methodologies applied. In order to achieve the proposed objectives, we decided to carry out qualitative research with an ethnographic perspective because for this research the processes and details of the people and the environment researched are extremely important. For that reason, we completed 15 class observations, some interviews with teachers, coordinators and school director as well as analysis of documents provided by the institution (lesson plan and political pedagogical project). On that account, we use Hamers and Blanc (2000), Bialystok, Luk and Kwan (2005) and Megale (2019, 2020 and 2021) to argue about bilingualism and bilingual education. To support issues relating to literacy, we use the ideas of Soares (1998, 2004 and 2021) and Ferreiro (2011). Regarding bilingual literacy practices, we brought discussions from Flory (2009), Hodges and Nobre (2010), Białystok (2002) and again Megale (2019, 2020 and 2021). The combination of theoretical foundations and data analysis led us to reflect on the teachers' practices and the underlying academic context. The results pointed to that pedagogical actions were based on the school objectives, on the other hand the teachers felt the need to better adapt the curricular perspective to the students' reality, implementing more activities that systematized the learning of reading and writing, in order to improve literacy skills.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Elisa Novaes Cahú de Moura.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons