Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56450

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos-
dc.date.accessioned2024-06-10T14:41:51Z-
dc.date.available2024-06-10T14:41:51Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos. “Eu achava as formações a coisa mais rica do mundo! E às vezes não era nem o tema, nem o formador, era aquela troca entre os professores”: redes outras de políticas-práticas tecidas no cotidiano escolar. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56450-
dc.description.abstractA pesquisa intitulada “Eu achava as formações a coisa mais rica do mundo! E às vezes não era nem o tema, nem o formador, era aquela troca entre os professores: redes outras de políticas- práticas tecidas no cotidiano escolar”, objetivou compreender como as articulações produzidas no campo da avaliação e da formação continuada de professores interpelam os processos de produção das políticas-práticas de formação-avaliação tecidas nos cotidianos escolares. Para tanto, teve por objetivos específicos: i) evidenciar, em produções acadêmicas e em políticas nacionais de formação docente, quais sentidos são articulados na significação da avaliação e da formação continuada de professores; ii) caracterizar a política de formação continuada de professores de Caruaru a partir de seu processo de produção curricular; iii) analisar, na política- prática de formação continuada de professores do município de Caruaru, sentidos de avaliação e de formação que disputam pela produção da avaliação-formação; iv) analisar os tensionamentos e negociações constitutivas das políticas-práticas avaliativas-formativas em produção nos cotidianos escolares. A partir de uma abordagem discursiva, inscrita na pauta pós- estrutural, recorremos à Teoria do Discurso na perspectiva de Laclau e Mouffe (2015), considerando a existência de infinitas formas de construção do objeto avaliação-formação e, assim, a impossibilidade de um fundamento último as representar ou preencher empiricamente o vazio, a falta constitutiva que é intrínseca a qualquer estrutura. Mobilizando construtos analíticos determinados – produções acadêmicas e políticas educacionais (nacionais e locais) direcionados à formação continuada de professores e, entrevistas desenvolvidas com professoras e formadoras da rede municipal de educação de Caruaru-PE – argumentamos que problematizar as políticas-práticas de formação-avaliação implica compreendê-las como espaço de disputas que perspectivam a criação da unidade em contextos de conflitos e diversidade (MOUFFE, 2005). Contextos que construídos sob um antagonismo inerradicável, revelam-se como possibilidade de decisão em um universo de alternativas em conflitos. Nesse sentido, entendemos que mesmo quando as políticas oficiais de avaliação e formação docente operam como aparato de controle das práticas avaliativas e das micros formações cotidianamente tecidas na escola, estas movem-se em um terreno indecidível, no qual nenhuma ordem – por maior força hegemônica que galgue – consegue sedimentar o direito ao dissenso. Desse modo, reconhecendo a impossibilidade de cerceamento do diferir, nessa pesquisa evidenciamos as contingencialidades dos processos de produção das políticas-práticas de formação-avaliação. Processos que não determinados a priori, se (re)fazem não por movimentos lineares, mas por atos de poder difusos minados pela emergência de ordens e acontecimentos que deslizam/alteram tradições hegemonizadas na escola. Marcados pelos tensionamentos emergidos nos diferentes momentos/contextos histórico-sociais, esses processos se constituem na relação com ordenamentos difíceis de fugir, mas, também, no encontro entre sujeitos/identidades não determinadas alicerçadas nas imprevisibilidades das experiências cotidianas em fabricação nas escolas. É, pois, no âmago de experiências incontroláveis, que agenciamentos profissionais coletivos e práticas/projetos outros de formação-avaliação podem ser reivindicados em direção a refutação/trepidação de subjetividades essencialistas e identidades/sentidos reducionistas de docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpolíticas-práticaspt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectformação continuada de professorespt_BR
dc.subjectcotidianos escolarespt_BR
dc.title“Eu achava as formações a coisa mais rica do mundo! E às vezes não era nem o tema, nem o formador, era aquela troca entre os professores” : redes outras de políticas-práticas tecidas no cotidiano escolarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6369275618477991pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research titled “I discovered formations are the richest thing in the world! And sometimes it was neither the theme nor the trainer, it was that exchange between teachers: other networks of policies-practices woven into everyday school life”, aimed to understand how the articulations produced in the field of evaluation and continuing teacher training challenge the production processes of training-evaluation policies-practices woven into daily school life. To this end, its specific objectives were: i) to highlight, in academic productions and in national teacher training policies, which meanings are articulated in the meaning of evaluation and continuing teacher training; ii) characterize Caruaru’s continuing teacher training policy based on its curriculum production process; iii) analyze, in the policy-practice of continuing teacher training in the municipality of Caruaru, meanings of evaluation and training that compete for the production of evaluation-training; iv) analyze the tensions and negotiations that constitute the evaluative-training policies-practices in production in everyday school life. From a discursive approach, included in the post-structural agenda, we resort to Discourse Theory from the perspective of Laclau and Mouffe (2015), considering the existence of infinite ways of constructing the evaluation-training object and, thus, the impossibility of a The ultimate foundation is to empirically represent or fill the void, the constitutive lack that is intrinsic to any structure. Mobilizing specific scientific constructions – academic productions and educational policies (national and local) aimed at the continued training of teachers and interviews carried out with teachers and trainers from the municipal education network of Caruaru-PE – we argue that problematizing training-evaluation policies-practices implies understanding them as a space for disputes that aim to create unity in contexts of conflict and diversity (MOUFFE, 2005). Contexts that, built under an ineradicable antagonism, reveal themselves as a possibility for decision-making in a universe of conflicting alternatives. In this sense, we understand that even when official evaluation and teacher training policies operate as a control apparatus for evaluation practices and micro formations woven daily in schools, these move in an undecidable terrain, in which no order – by greater hegemonic force that galga – manages to establish the right to dissent. Thus, recognizing the impossibility of restricting deferral, in this research we highlight the contingencies of the production processes of training- evaluation policies-practices. Processes that are not determined a priori are (re)made not through linear movements, but through diffuse acts of power undermined by the emergence of orders and events that shift/alter hegemonized traditions in the school. Marked by the tensions that emerged in different historical-social moments/contexts, these processes are constituted in the relationship with orders that are difficult to escape, but also in the encounter between undetermined subjects/identities based on the unpredictability of everyday experiences being manufactured in schools. It is, therefore, at the heart of uncontrollable experiences, that collective professional agencies and other training-evaluation practices/projects can be claimed towards the refutation/trepidation of essentialist subjectivities and reductionist identities/meanings of teaching.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons