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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56469

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Marilú Gomes Netto Monte da-
dc.contributor.authorSILVA, Eduarda Regina Lopes da-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:16:17Z-
dc.date.available2024-06-13T13:16:17Z-
dc.date.issued2024-05-14-
dc.date.submitted2024-05-20-
dc.identifier.citationSILVA, Eduarda Regina Lopes da. Desenvolvimento e implementação de vídeos POPS de EMHS em QR code. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Biomédica, Departamento de Engenharia Biomédica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56469-
dc.description.abstractDentro de uma instituição de saúde, como um hospital ou clínica, é comum encontrar uma ampla variedade de equipamentos médico hospitalares (EMHs), que abrangem desde dispositivos simples até sistemas mais complexos e sofisticados, cada um desempenhando um papel específico no diagnóstico, tratamento e cuidados com os pacientes. Nesse contexto, a engenharia clínica desempenha um papel fundamental, uma vez que é responsável pela manutenção e gestão de todo ciclo de vida dos EMHs utilizados nos estabelecimentos de saúde (ES). Assim, para prolongar a vida útil dos EMHs e reduzir possíveis eventos adversos, é crucial promover uma educação continuada entre os profissionais de saúde. Isso pode ser alcançado por meio da oferta de treinamentos e da elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) acessíveis e de fácil compreensão. Esses documentos já são amplamente empregados em hospitais como forma de auxiliar na execução de tarefas em diversos setores e são normalmente disponibilizados em formato de texto, porém reconhece-se que a utilização de recursos audiovisuais pode melhorar o processo de aprendizado. Por isso, este trabalho consistiu em desenvolver POPs tanto em formato textual quanto em vídeo, com o propósito de instruir a operação de 10 equipamentos presentes em um centro de pesquisas clínicas de um hospital público localizado no município do Recife. Os POPs em textos foram elaborados conforme o modelo fornecido pela engenharia clínica do ES, o qual contém tópicos sobre as funções do equipamento, instruções sobre como ligar/desligar, como operar e como realizar uma limpeza adequada. Já para os vídeos POP, foram desenvolvidos roteiros baseados nos textos, os quais foram gravados em partes separadas. Os vídeos tiveram uma duração média de aproximadamente 4 minutos e foram filmados utilizando um celular, sendo posteriormente editados com o Microsoft Clipchamp. Além disso, os arquivos foram armazenados em QR codes, utilizando a plataforma online Canva, e fixados em forma de etiquetas nos EMHs, para que os funcionários do setor conseguissem acessar a qualquer momento. Por fim, não foi possível avaliar a efetividade da medida e a satisfação dos colaboradores, devido ao caráter recente do setor e à pouca utilização dos equipamentos presentes no mesmo. No entanto, por meio de resultados de estudos na literatura, ficou evidente a eficácia dos POPs em ambos os formatos, texto e vídeo, na promoção da compreensão e execução das atividades em diversas áreas de trabalho. Em um estudo conduzido em um departamento hospitalar em Joinville/SC, 100% dos funcionários entrevistados consideraram importante ou muito importante a criação de POPs como otimizadores de processos. Também em outro trabalho existente na literatura, uma pesquisa envolvendo 163 colaboradores de uma empresa do setor farmacêutico revelou que todos os participantes destacaram a contribuição significativa dos vídeos POPs na compreensão dos serviços. Dessa maneira, fica claro que a disponibilidade desses recursos facilita a assimilação dos processos operacionais pelos profissionais de qualquer área de atuação, inclusive em ambiente hospitalar.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia clínicapt_BR
dc.subjectEquipamentos médico hospitalares (EMHs)pt_BR
dc.subjectProcedimentos operacionais padrão (POPs)pt_BR
dc.subjectQR codept_BR
dc.titleDesenvolvimento e implementação de vídeos POPS de EMHS em QR codept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRIBEIRO, Leonardo Rezende Freire-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8098480041936192pt_BR
dc.description.abstractxWithin a healthcare institution, such as a hospital or clinic, it is common to find a wide variety of medical equipment, ranging from simple devices to more complex and sophisticated systems, each playing a specific role in patient diagnosis, treatment, and care. In this context, clinical engineering plays a fundamental role, as it is responsible for the maintenance and management of the entire life cycle of medical equipment used in healthcare facilities. Therefore, to prolong the useful life of medical equipment and reduce potential adverse events, it is crucial to promote continuing education among healthcare professionals. This can be achieved through the provision of training and the development of accessible and easily understandable Standard Operating Procedures (SOPs). These documents are already widely used in hospitals to assist in task execution in various sectors and are typically provided in text format, but it is recognized that the use of audiovisual resources can enhance the learning process. Thus, this work consisted of developing SOPs in both textual and video formats, with the purpose of instructing the operation of 10 equipment present in a clinical research center at a public hospital in the city of Recife. The textual SOPs were developed according to the model provided by the clinical engineering department of the hospital, which contains topics on equipment functions, instructions on how to turn on/off, operate, and perform adequate cleaning. For video SOPs, scripts based on the texts were developed and then recorded in separate parts. The videos had an average duration of approximately 4 minutes and were filmed using a cell phone, then edited with Microsoft Clipchamp. Additionally, the files were stored in QR codes, using the online platform Canva, and affixed to the medical equipment so that sector employees could access them at any time. Finally, it was not possible to evaluate the effectiveness of the measure and the satisfaction of the collaborators, due to the recent nature of the sector and the limited use of the equipment present therein. However, through results from studies in the literature, the effectiveness of SOPs in both text and video formats in promoting understanding and execution of activities in various work areas became evident. In a study conducted in a hospital department in Joinville/SC, 100% of the interviewed employees considered the creation of SOPs as process optimizers to be important or very important. Also, in another study in the literature, a survey involving 163 employees of a pharmaceutical sector company revealed that all participants highlighted the significant contribution of video SOPs in understanding the services. Thus, it is clear that the availability of these resources facilitates the assimilation of operational processes by professionals in any field, including in a hospital environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Biomédicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEBM) - Departamento de Engenharia Biomédicapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Biomédicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Biomédica

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