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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56481

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Título: Para além das pedagogias da cons-ciência : elementos para um pensamento pedagógico crítico em Louis Althusser
Autor(es): FERREIRA, Alex Lins
Palavras-chave: Louis Althusser; pedagogias da consciência; aparelhos ideológicos de Estado; ideologias; educação-formação dos sujeitos
Data do documento: 8-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Alex Lins. Para além das pedagogias da cons-ciência: elementos para um pensamento pedagógico crítico em Louis Althusser. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como principal objetivo mostrar que existem, na tradição do pensamento do filósofo francês Louis Althusser, elementos para um pensamento pedagógico crítico, cuja principal contribuição está em torno da ressignificação que o pensador faz sobre o que ele denomina de aparelhos ideológicos de Estado e sobre as ideologias. Para atingirmos o objetivo proposto, dividimos o presente trabalho em quatro capítulos. No primeiro, mostramos uma breve biografia de Louis Althusser, os porquês da escolha da pesquisa, os objetivos do presente trabalho, bem como a metodologia e a justificativa. O segundo trata das duas principais teorias que influenciaram o pensamento althusseriano: o marxismo e a psicanálise. Do marxismo, Althusser se apropriou e incorporou várias das suas categorias, entre elas: Estado, ideologia, sujeito, luta de classes, aparelho de Estado, materialismo histórico-dialético, modo de produção, estrutura e infraestrutura, revolução, emancipação da classe trabalhadora. Da psicanálise, foi, entre outras teorias, influenciado pela concepção de sujeito descentralizado, não fixo, bem como pela ideia de que a ideologia é eterna como o inconsciente freudiano a partir de uma leitura lacaniana. O terceiro capítulo aborda a recepção do pensamento althusseriano pelos principais pensadores das pedagogias da consciência no Brasil, destacando-se, entre eles, Paulo Freire e Dermeval Saviani, sendo estes herdeiros de uma concepção de sujeito moderno. E, por fim, vem o quarto capítulo, que consolida as contribuições de Louis Althusser para um pensamento pedagógico crítico. Para este filósofo, os aparelhos ideológicos de Estado são conhecidos e reconhecidos não apenas como espaços da reprodução da ideologia dominante, mas também lugares e meios de resistência, luta de classes, disputa de poder e educação-formação da classe trabalhadora, enquanto as ideologias, na compreensão do autor, se apresentam como elementos fundamentais na e para a formação dos sujeitos, pois todos os aparelhos ideológicos de Estado são atravessados por ideologias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56481
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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