Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56485

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Érika Maria Silva-
dc.contributor.authorESTEVÃO, Leidiane da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-15T13:50:17Z-
dc.date.available2024-06-15T13:50:17Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationESTEVÃO, Leidiane da Silva. Sequência didática de ensino investigativo sobre fotossíntese: proposta de criação de uma disciplina eletiva para docentes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56485-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta de sequência didática, com metodologia pluralista focada no ensino investigativo sobre fotossíntese, direcionada a docentes de Biologia no ensino médio, podendo ser utilizada como disciplina eletiva. Para isso, foi realizada uma análise de outras sequências didáticas sobre fotossíntese por meio de uma revisão integrativa, a qual permitiu a inclusão de diversos tipos de pesquisa, para uma compreensão mais completa do tema em questão, e proporcionou a síntese do conhecimento com a incorporação de resultados de estudos já realizados na prática escolar sobre a temática. A revisão integrativa tem como base as etapas de formulação da pergunta; localização e avaliação crítica dos estudos; coleta, análise, apresentação e interpretação de dados. A partir disso, foi proposta uma sequência didática para com diversidade metodológica e com foco no ensino investigativo. Os resultados da revisão integrativa demonstraram que o uso de uma metodologia diversificada utilizando, por exemplo, leitura, atividades experimentais e elaboração de mapas mentais, em conjunto com o ensino investigativo, poderá estimular o interesse de estudantes do ensino médio pelo tema em estudo e pela ciência. Assim, este trabalho apresenta uma proposta inovadora que poderá ser utilizada por professores de Biologia para o ensino sobre fotossíntese na Educação Básica, utilizando uma sequência didática bem estruturada através da proposição de uma disciplina eletiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleSequência didática de ensino investigativo sobre fotossíntese : proposta de criação de uma disciplina eletiva para docentes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4171654450489189pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to develop a proposal for a didactic sequence, with a pluralistic methodology focused on investigative teaching about photosynthesis, aimed at Biology teachers in high school, and can be used as an elective course. To this end, an analysis of other didactic sequences on photosynthesis was carried out through an integrative review, which allowed the inclusion of different types of research, for a more complete understanding of the topic in question, and provided the synthesis of knowledge with the incorporation results of studies already carried out in school practice on the subject. The integrative review is based on the question formulation stages; location and critical evaluation of studies; collection, analysis, presentation and interpretation of data. From this, a didactic sequence was proposed with methodological diversity and a focus on investigative teaching. The results of the integrative review demonstrated that the use of a diversified methodology using, for example, reading, experimental activities and creation of mind maps, together with investigative teaching, can stimulate the interest of high school students in the topic under study and the science. Thus, this work presents an innovative proposal that can be used by Biology teachers to teach photosynthesis in Basic Education, using a well-structured didactic sequence through the proposition of an elective subject.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leidiane da Silva Estevão.pdf
  Item embargado até 2026-06-13
4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons