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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56487
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | JERÔNIMO, Taciana de Barros | - |
dc.contributor.author | FILGUEIRAS, Amanda Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-15T13:58:05Z | - |
dc.date.available | 2024-06-15T13:58:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | FILGUEIRAS, Amanda Gomes. O mapeamento de processos organizacionais e a desburocratização de processos na gestão pública: um estudo de caso no departamento de computação da UFRPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56487 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho evidenciou a temática de desburocratização dos processos organizacionais de instituições públicas ressaltando a importância do mapeamento de processos para tal finalidade. A instituição pública em que o estudo foi realizado foi a Universidade Federal Rural de Pernambuco, especificamente no Departamento de Computação, na Sede de Dois Irmãos, em Recife-PE. Foram elencados os processos finalísticos do referido departamento, momento em que, para foco deste trabalho priorizou-se, junto com a gestão, o processo de progressão docente. O objetivo deste estudo foi compreender como a desburocratização contribui para o serviço finalístico do processo de progressão docente dentro do Departamento de Computação da UFRPE. Para isto, buscou-se identificar através do mapeamento do processo de progressão docente e de relatos de servidores pontos possíveis de serem desburocratizados a fim de serem propostas sugestões de melhorias como forma de contribuição para a comunidade acadêmica. Especificamente, para essa finalidade, foi realizado o mapeamento do processo de progressão Docento no âmbito do Departamento de Compjutação, a identificação de possíveis gargalos que dificultam a celeridade processual, foram realizadas as sugestões de ações de desburocratização através dos resultados do mapeamento do processo e, também, a identificação dos valores e/ou resultados que os clientes esperam no processo de progressão do DC. Como forma de embasar a pesquisa foram definidos eixos temáticos: instrumentos normativos de desburocratização da gestão pública, desburocratização e burocratização de processos e, por fim, PBMN. Foi a partir da análise do cruzamento dos dados dos instrumentos normativos de desburocratização da gestão pública, com a normativa que trata da tramitação do processo de progressão docente no âmbito da UFRPE, que se pôde alcançar os objetivos previstos neste estudo. Metodologicamente, esta pesquisa se classifica como qualitativa, estudo de caso, análise documental, entrevista com roteiro semiestruturado com os servidores do departamento. A conclusão deste estudo foi que é possível a realização de desburocratização de processos organizacionais na gestão pública, que existem pontos passíveis de serem desburocratizados no processo de progressão docente. Identificou-se a possibilidade e necessidade de automatização e de revisões periódicas nos instrumentos normativos internos à Instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Controle de processo | pt_BR |
dc.subject | Desburocratização | pt_BR |
dc.subject | Entidades governamentais | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.title | O mapeamento de processos organizacionais e a desburocratização de processos na gestão pública : um estudo de caso no departamento de computação da UFRPE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2238130500276386 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2020621017959518 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work highlighted the issue of reducing bureaucracy in the organizational processes of public institutions, highlighting the importance of mapping processes for this purpose. The public institution in which the study was carried out was the Federal Rural University of Pernambuco, specifically in the Computing Department, at the Dois Irmãos Headquarters, in Recife-PE. The final processes of the aforementioned department were listed, at which point, for the focus of this work, the teaching progression process was prioritized, together with management. The objective of this study was to understand how reducing bureaucracy contributes to the final service of the teaching progression process within the Department of Computing at UFRPE. To this end, we sought to identify, through mapping the teaching progression process and reports from employees, points that could be debureaucratized in order to propose suggestions for improvements as a form of contribution to the academic community. Specifically, for this purpose, the Docento progression process was mapped within the scope of the Computing Department, possible bottlenecks that hinder procedural speed were identified, suggestions for actions to reduce bureaucracy were made through the results of the process mapping and, also, the identification of the values and/or results that clients expect in the CD progression process. As a way of supporting the research, thematic axes were defined: normative instruments for reducing bureaucracy in public management, reducing bureaucracy and bureaucratization of processes and, finally, PBMN. It was from the analysis of the crossing of data from the normative instruments for reducing bureaucracy in public management, with the regulations that deal with the processing of the teaching progression process within the scope of UFRPE, that the objectives set out in this study were achieved. Methodologically, this research is classified as qualitative, case study, document analysis, interview with a semi- structured script with department employees. The conclusion of this study was that it is possible to reduce bureaucracy in organizational processes in public management, and that there are points that can be reduced in bureaucracy in the teaching progression process. The possibility and need for automation and periodic reviews of the Institution's internal regulatory instruments were identified. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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