Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56494
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR, Márcia Ângela da Silva | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Joana Dark Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T13:43:01Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T13:43:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Joana Dark Andrade de. A implementação do Plano Decenal de Educação (2015-2025) do município do Recife - PE: um estudo sobre a atuação dos sujeitos locais e os movimentos de participação democrática. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56494 | - |
dc.description.abstract | O estudo em tela tem como objeto o Plano Decenal de Educação do município do Recife – PE (2015 – 2025), com foco na análise do contexto de implementação do plano, na perspectiva de compreender a atuação dos sujeitos locais nesse contexto da gestão da educação municipal, evidenciando os movimentos de participação democrática e as aproximações e/ou distanciamentos para a construção de uma gestão democrática da educação. Como referencial teórico metodológico, adotou-se a “Abordagem do Ciclo de Políticas” ou “Policy Cycle Approach” proposta por Stephen Ball e seus colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994). Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa, de corte qualitativo, utiliza, em primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e documental, buscando o aprofundamento sobre as produções relacionadas ao objeto de estudo e análise de documentos relacionados ao PME: lei, textos de projetos, ações, programas. Realizou-se ainda a pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, de modo que as entrevistas foram realizadas de forma online, com interação simultânea através de videoconferência. Como resultados da pesquisa, a análise dos dados mostrou que desde o processo de elaboração até o processo corrente de implementação, estratégias políticas são utilizadas como forma de fazer prevalecer o controle e a influência nos rumos da política pelo governo. Conforme a pesquisa realizada, considerando o período pesquisado entre 2015 - 2023, o conjunto das políticas adotadas no município do Recife revela a intensificação do paradigma neoliberal e gerencial nas práticas de gestão educacional. Nesse sentido, tem-se que o cenário que envolve o processo de implementação do PME do Recife está intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento da tese desta pesquisa, ao revelar que a política de planos de educação, e notadamente o PME do Recife, inseridos no contexto da governamentalidade neoliberal e gerencial, são enfraquecidos enquanto política de Estado, levando os sujeitos sociais a disputarem o campo da política a partir de diferentes formas de atuação na cidade do Recife – PE. Neste contexto, destaca-se a atuação do Fórum Municipal Popular de Educação do Recife, que é fruto do movimento de construção e consolidação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). A instituição do FMPE do Recife, assim como a realização das conferências populares de educação, representa espaços coletivos de resistência e proposição de políticas educacionais em defesa dos direitos sociais conquistados historicamente, especialmente a educação pública. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plano Municipal de Educação | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de políticas | pt_BR |
dc.subject | Conferências de educação | pt_BR |
dc.subject | Gerencialismo | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática da educação | pt_BR |
dc.title | A implementação do Plano Decenal de Educação (2015-2025) do município do Recife - PE : um estudo sobre a atuação dos sujeitos locais e os movimentos de participação democrática | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1051160547613703 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445186556699560 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study on screen has as its object of study the Ten-Year Education Plan of the city of Recife – PE (2015 – 2025), focusing on analyzing the context of implementation of the plan, with a view to understanding the actions of local subjects in this management context. of municipal education, highlighting the movements of democratic participation and the approaches and/or distances towards the construction of a democratic management of education. As a theoretical methodological framework, the “Policy Cycle Approach” proposed by Stephen Ball and his collaborators was adopted (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994). As methodological procedures, this qualitative research uses, firstly, bibliographical and documentary research, seeking to deepen the productions related to the object of study and analysis of documents related to the PME: law, project texts, actions, Software. Field research was also carried out, using semi-structured interviews as a data collection instrument, so that the interviews were carried out online, with simultaneous interaction through videoconferencing. As research results, data analysis showed that from the drafting process to the current implementation process, political strategies are used as a way to ensure government control and influence over the direction of policy. According to the research carried out, considering the period researched between 2015 - 2023, the set of policies adopted in the municipality of Recife reveals the intensification of the neoliberal and managerial paradigm in educational management practices. In this sense, the scenario involving the implementation process of the PME of Recife is intrinsically related to the development of the thesis of this research, as it reveals that the policy of education plans, and notably the PME of Recife, inserted in the context of neoliberal and managerial governmentality, are weakened as State policy, leading social subjects to compete in the field of politics based on different forms of action in the city of Recife – PE. In this context, the work of the Recife Municipal Popular Education Forum stands out, which is the result of the movement to build and consolidate the National Popular Education Forum (FNPE) and the National Popular Education Conference (CONAPE). The institution of the FMPE in Recife, as well as the holding of popular education conferences, represents collective spaces of resistance and the proposition of educational policies in defense of historically conquered social rights, especially public education. | pt_BR |
dc.description.abstractx | El estudio en pantalla tiene como objeto de estudio el Plan Decenal de Educación de la ciudad de Recife – PE (2015 – 2025), centrándose en analizar el contexto de implementación del plan, con miras a comprender las acciones de los sujetos locales. en este contexto de gestión de la educación municipal, resaltando los movimientos de participación democrática y los acercamientos y/o distancias hacia la construcción de una gestión democrática de la educación. Como marco teórico metodológico se adoptó el “Policy Cycle Approach” propuesto por Stephen Ball y sus colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994). Como procedimientos metodológicos, esta investigación cualitativa utiliza, en primer lugar, la investigación bibliográfica y documental, buscando profundizar las producciones relacionadas con el objeto de estudio y el análisis de documentos relacionados con el PME: ley, textos de proyectos, acciones, software. También se realizó una investigación de campo, utilizando como instrumento de recolección de datos entrevistas semiestructuradas, de modo que las entrevistas se realizaron en línea, con interacción simultánea a través de videoconferencia. Como resultado de la investigación, el análisis de datos mostró que desde el proceso de redacción hasta el proceso de implementación actual, las estrategias políticas se utilizan como una forma de garantizar el control y la influencia del gobierno sobre la dirección de las políticas. Según la investigación realizada, considerando el período investigado entre 2015 - 2023, el conjunto de políticas adoptadas en el municipio de Recife revela la intensificación del paradigma neoliberal y empresarial en las prácticas de gestión educativa. En este sentido, el escenario que involucra el proceso de implementación del PME de Recife está intrínsecamente relacionado con el desarrollo de la tesis de esta investigación, ya que revela que la política de los planes educativos, y en particular el PME de Recife, insertados en el contexto de la gubernamentalidad neoliberal y gerencial, se debilitan como política de Estado, llevando a los sujetos sociales a competir en el campo de la política con base en diferentes formas de acción en la ciudad de Recife – PE. En este contexto, se destaca el trabajo del Foro Municipal de Educación Popular de Recife, que es resultado del movimiento de construcción y consolidación del Foro Nacional de Educación Popular (FNPE) y de la Conferencia Nacional de Educación Popular (CONAPE). La institución de la FMPE en Recife, así como la realización de jornadas de educación popular, representa espacios colectivos de resistencia y propuesta de políticas educativas en defensa de derechos sociales históricamente conquistados, especialmente la educación pública. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Joana Dark Andrade de Sousa.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons