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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJUSTO, Wellington Ribeiro-
dc.contributor.authorOLIMPIO, Ariane Cristina Oliveira-
dc.date.accessioned2024-06-17T14:03:43Z-
dc.date.available2024-06-17T14:03:43Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.identifier.citationOLIMPIO, Ariane Cristina Oliveira. Impacto da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nos indicadores educacionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56496-
dc.description.abstractNo contexto dos persistentes desafios educacionais no Brasil, que incluem problemas estruturais, violência escolar e escassez de recursos pedagógicos, este estudo investiga o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A iniciativa foi impulsionada pela notável performance de escolas militares, destacando-se pela infraestrutura e desempenho acadêmico dos alunos. O Governo Federal, motivado por esses indicadores, decidiu investir no PECIM, selecionando escolas públicas com baixos valores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e infraestrutura precária. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto do PECIM nessas escolas, considerando os índices de infraestrutura e as taxas de rendimento escolar. Utilizando a abordagem de Análise Fatorial e Diferenças em Diferenças com múltiplos períodos, conforme desenvolvido por Callaway e Sant’Anna (2021), os resultados indicam uma avaliação positiva da política. A análise fatorial revela que os seis fatores explorados explicam significativamente 77,53% da variância total dos dados, demonstrando forte correlação entre as variáveis e heterogeneidade nas covariâncias. Ao empregar a metodologia de Callaway e Sant’Anna (2021), as taxas de rendimento escolar apresentaram efeito médio do tratamento significativo para os indicadores analisados: elevação da taxa de aprovação e redução das taxas de abandono e de reprovação, corroborando a eficácia da política mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Contudo, para uma compreensão mais abrangente do impacto positivo nessas escolas, ressalta-se a necessidade de um período mais extenso de exposição ao Programa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas Militarespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectDiferenças (Educação)pt_BR
dc.subjectRendimento escolar – Avaliaçãopt_BR
dc.titleImpacto da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nos indicadores educacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2136999837484191pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4131622854992293pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxIn the context of Brazil's persistent educational challenges, which include structural problems, school violence and a shortage of teaching resources, this study investigates the National CivicMilitary Schools Program (PECIM). The initiative was driven by the remarkable performance of military schools, which stand out for their infrastructure and students' academic performance. The federal government, motivated by these indicators, decided to invest in PECIM, selecting public schools with low scores on the Basic Education Development Index (IDEB) and poor infrastructure. This study aims to evaluate the impact of PECIM on these schools, taking into account infrastructure indices and school performance rates. Using the Factor Analysis and Differences in Differences approach with multiple periods, as developed by Callaway and Sant'Anna (2021), the results indicate a positive evaluation of the policy. The factor analysis reveals that the six factors explored significantly explain 77.53% of the total variance of the data, demonstrating a strong correlation between the variables and heterogeneity in the covariances. Using the methodology of Callaway and Sant'Anna (2021), school performance rates showed a significant average treatment effect for the indicators analyzed: an increase in the pass rate and a reduction in the dropout and failure rates, corroborating the effectiveness of the policy even in the face of the challenges imposed by the COVID-19 pandemic. However, for a more comprehensive understanding of the positive impact on these schools, a longer period of exposure to the Program is necessary.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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