Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56496
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUSTO, Wellington Ribeiro | - |
dc.contributor.author | OLIMPIO, Ariane Cristina Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T14:03:43Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T14:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIMPIO, Ariane Cristina Oliveira. Impacto da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nos indicadores educacionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56496 | - |
dc.description.abstract | No contexto dos persistentes desafios educacionais no Brasil, que incluem problemas estruturais, violência escolar e escassez de recursos pedagógicos, este estudo investiga o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A iniciativa foi impulsionada pela notável performance de escolas militares, destacando-se pela infraestrutura e desempenho acadêmico dos alunos. O Governo Federal, motivado por esses indicadores, decidiu investir no PECIM, selecionando escolas públicas com baixos valores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e infraestrutura precária. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto do PECIM nessas escolas, considerando os índices de infraestrutura e as taxas de rendimento escolar. Utilizando a abordagem de Análise Fatorial e Diferenças em Diferenças com múltiplos períodos, conforme desenvolvido por Callaway e Sant’Anna (2021), os resultados indicam uma avaliação positiva da política. A análise fatorial revela que os seis fatores explorados explicam significativamente 77,53% da variância total dos dados, demonstrando forte correlação entre as variáveis e heterogeneidade nas covariâncias. Ao empregar a metodologia de Callaway e Sant’Anna (2021), as taxas de rendimento escolar apresentaram efeito médio do tratamento significativo para os indicadores analisados: elevação da taxa de aprovação e redução das taxas de abandono e de reprovação, corroborando a eficácia da política mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Contudo, para uma compreensão mais abrangente do impacto positivo nessas escolas, ressalta-se a necessidade de um período mais extenso de exposição ao Programa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escolas Militares | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial | pt_BR |
dc.subject | Diferenças (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar – Avaliação | pt_BR |
dc.title | Impacto da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nos indicadores educacionais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2136999837484191 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4131622854992293 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the context of Brazil's persistent educational challenges, which include structural problems, school violence and a shortage of teaching resources, this study investigates the National CivicMilitary Schools Program (PECIM). The initiative was driven by the remarkable performance of military schools, which stand out for their infrastructure and students' academic performance. The federal government, motivated by these indicators, decided to invest in PECIM, selecting public schools with low scores on the Basic Education Development Index (IDEB) and poor infrastructure. This study aims to evaluate the impact of PECIM on these schools, taking into account infrastructure indices and school performance rates. Using the Factor Analysis and Differences in Differences approach with multiple periods, as developed by Callaway and Sant'Anna (2021), the results indicate a positive evaluation of the policy. The factor analysis reveals that the six factors explored significantly explain 77.53% of the total variance of the data, demonstrating a strong correlation between the variables and heterogeneity in the covariances. Using the methodology of Callaway and Sant'Anna (2021), school performance rates showed a significant average treatment effect for the indicators analyzed: an increase in the pass rate and a reduction in the dropout and failure rates, corroborating the effectiveness of the policy even in the face of the challenges imposed by the COVID-19 pandemic. However, for a more comprehensive understanding of the positive impact on these schools, a longer period of exposure to the Program is necessary. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ariane Cristina Oliveira Olimpio.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons