Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56509
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Wilma | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Tarciana | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-22T00:31:59Z | - |
dc.date.available | 2024-06-22T00:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-14 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Tarciana. Práticas pedagógicas com estudantes surdos do ensino fundamental anos finais em salas de aula bilíngue. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56509 | - |
dc.description.abstract | As práticas pedagógicas se estruturam por meio de ações conscientes e intencionais que abarcam vários processos para atender as necessidades educacionais dos alunos. Caracteriza-se como uma prática social, levando em consideração o contexto, os interesses e as necessidades dos estudantes, contribuindo para o processo de ensino- aprendizagem, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para os discentes. Em relação à educação das pessoas surdas se faz necessário práticas pedagógicas inclusivas para atender as expectativas educacionais desses sujeitos. É imprescindível que os docentes dominem a língua de sinais e que suas práticas pedagógicas contemplem as especificidades linguísticas dos alunos surdos. Portanto, o objetivo principal deste estudo consistiu em investigar as práticas pedagógicas com estudantes surdos do Ensino Fundamental dos anos finais em salas regulares bilíngues para surdos. É um estudo de pesquisa de natureza qualitativa, realizado em duas SRBS, da rede municipal do Recife. Participaram da pesquisa duas docentes bilíngues destas salas. Para a coleta de dados, realizamos uma observação em cada sala de aula e uma entrevista semiestruturada com cada uma das professoras voluntárias. Os resultados evidenciaram que as docentes se empenham para oferecer a educação dentro da proposta bilíngue, além disso, no que diz respeito às práticas pedagógicas, são disponibilizados materiais didáticos e recursos visuais que corroboram para a práxis docente, bem como o uso de diversas estratégias, metodologias e adequações de materiais nas aulas, entretanto, ainda há muitos desafios para garantir uma educação alinhada aos princípios da educação bilíngue de surdos, considerando as especificidades linguísticas desses estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Sala bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas com estudantes surdos do ensino fundamental anos finais em salas de aula bilíngue | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3349381566099972 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3612610440692880 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Tarciana Silva Ramos.docx.pdf | 196 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons