Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56509

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Wilma-
dc.contributor.authorRAMOS, Tarciana-
dc.date.accessioned2024-06-22T00:31:59Z-
dc.date.available2024-06-22T00:31:59Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-06-14-
dc.identifier.citationRAMOS, Tarciana. Práticas pedagógicas com estudantes surdos do ensino fundamental anos finais em salas de aula bilíngue. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56509-
dc.description.abstractAs práticas pedagógicas se estruturam por meio de ações conscientes e intencionais que abarcam vários processos para atender as necessidades educacionais dos alunos. Caracteriza-se como uma prática social, levando em consideração o contexto, os interesses e as necessidades dos estudantes, contribuindo para o processo de ensino- aprendizagem, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para os discentes. Em relação à educação das pessoas surdas se faz necessário práticas pedagógicas inclusivas para atender as expectativas educacionais desses sujeitos. É imprescindível que os docentes dominem a língua de sinais e que suas práticas pedagógicas contemplem as especificidades linguísticas dos alunos surdos. Portanto, o objetivo principal deste estudo consistiu em investigar as práticas pedagógicas com estudantes surdos do Ensino Fundamental dos anos finais em salas regulares bilíngues para surdos. É um estudo de pesquisa de natureza qualitativa, realizado em duas SRBS, da rede municipal do Recife. Participaram da pesquisa duas docentes bilíngues destas salas. Para a coleta de dados, realizamos uma observação em cada sala de aula e uma entrevista semiestruturada com cada uma das professoras voluntárias. Os resultados evidenciaram que as docentes se empenham para oferecer a educação dentro da proposta bilíngue, além disso, no que diz respeito às práticas pedagógicas, são disponibilizados materiais didáticos e recursos visuais que corroboram para a práxis docente, bem como o uso de diversas estratégias, metodologias e adequações de materiais nas aulas, entretanto, ainda há muitos desafios para garantir uma educação alinhada aos princípios da educação bilíngue de surdos, considerando as especificidades linguísticas desses estudantes.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectSala bilínguept_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas com estudantes surdos do ensino fundamental anos finais em salas de aula bilínguept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3349381566099972pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Tarciana Silva Ramos.docx.pdf196 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons