Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56530

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Leandra Cristine Pianco da-
dc.date.accessioned2024-06-27T19:33:19Z-
dc.date.available2024-06-27T19:33:19Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Leandra Cristine Pianco da. Articulações discursivas na escola cívico militar e seu projeto de formação humana: significantes em disputa. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56530-
dc.description.abstractO objeto de estudo da pesquisa é o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares- PECIM e seu projeto formativo instituído em 2020, que opera enquanto um campo de articulações políticas que busca a hegemonia na arena de disputas pelos sentidos da formação humana e qualidade educacional no Brasil. Entendemos que os discursos que reverberam através das políticas públicas se (re)configuram como o resultado de práticas articulatórias em decorrência da disputa dos significados/sentidos que se constituem pela hegemonia em torno de perspectivas educacionais antagônicas de formação humana, sendo essas articulações, produções precárias, parciais e contingentes. Nossa discussão parte da Teoria do Discurso considerando o entendimento de Ernesto Laclau e Chantall Mouffe (2015), cuja compreensão nos possibilita uma melhor análise teórica e metodológica a respeito do projeto formativo em disputa nas articulações discursivas da escola cívico militar. Com o apoio das lógicas explicativas de Jason Glynos e David Howarth (2007), procuramos entender os contextos possíveis dessas transformações e/ou a manutenção das condições que se estabelecem enquanto dimensões políticas, sociais e fantasmáticas, analisando também a partir das lentes de Sthepen J. Ball (2016) e seus colaboradores, como as micropolíticas de comportamento são tecidas na prática dessas escolas. O objetivo dessa pesquisa é compreender as lógicas que constituem articulações discursivas em torno do projeto formativo da escola cívico militar, especificamente: I) analisar as articulações discursivas neoliberais a partir das lógicas políticas na sustentação do PECIM; II) identificar as lógicas sociais nos discursos neoconservadores que se articulam no contexto da escola cívico militar; III) analisar elementos constituidores de discursos por meio das lógicas fantasmáticas. Para tanto, foi realizado uma pesquisa documental complementada com estudo de caso porque isso nos permitiu observar, de forma mais rigorosa in lócus, como as articulações estruturadas do programa da escola cívico militar aderem aos sujeitos tornando-os copartícipes do modelo implantado e que se expande por meio de práticas discursivas no campo educacional e político. Como resultados contingentes, observamos que a tentativa de fechamento é constante nas articulações discursivas de formação humana, no entanto, o ideário humanista militarista se aproxima das lógicas políticas neoliberais pelos pontos nodais que articulam a qualidade da educação e se aglutinam às demandas neoconservadoras através da equivalência de sentidos em torno de uma gramática social de comportamentos e disciplina. O excluído nesse campo discursivo é o antagônico, pois sua existência ameaça a constituição de um modelo formativo de escola que se sustenta sob a naturalização de articulações baseadas na homogeneização do sujeito. Essas lógicas políticas e sociais são amparadas pelas lógicas fantasmáticas que aderem aos sujeitos e atuam na criação de inimigos ou ameaças imaginárias que precisam ser combatidas, complementando os laços que articulam a discursividade de formação humana nesse modelo de escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional da Escola Cívico Militarpt_BR
dc.subjectTeoria do discursopt_BR
dc.titleArticulações discursivas na escola cívico militar e seu projeto de formação humana : significantes em disputapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2701457730075628pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe object of study of the research is the National Program of Civic Military Schools - PECIM and its training project established in 2020, which operates as a field of political articulations that seeks hegemony in the arena of disputes over the meanings of human formation and educational quality in Brazil . We understand that the discourses that reverberate through public policies are (re)configured as the result of articulatory practices as a result of the dispute over meanings/senses that are constituted by hegemony around antagonistic educational perspectives of human formation, these articulations being precarious productions , partial and contingent. Our discussion starts from Discourse Theory considering the understanding of Ernesto Laclau and Chantall Mouffe (2015), whose understanding allows us a better theoretical and methodological analysis regarding the training project in dispute in the discursive articulations of the civic-military school. With the support of the explanatory logics of Jason Glynos and David Howarth (2007), we seek to understand the possible contexts of these transformations and/or the maintenance of the conditions that are established as political, social and phantasmatic dimensions, also analyzing from the lenses of Sthepen J .Ball (2016) and his collaborators, how micropolicies of behavior are woven into the practice of these schools. The objective of this research is to understand the logics that constitute discursive articulations around the training project of the civic military school, specifically: I) analyze the neoliberal discursive articulations based on the political logics in support of PECIM; II) identify the social logics in the neoconservative discourses that are articulated in the context of the civic-military school; III) analyze constituent elements of discourses through phantasmatic logics. To this end, documentary research was carried out, complemented with a case study, because this allowed us to observe, more rigorously in situ, how the structured articulations of the civic-military school program adhere to the subjects, making them co-participants in the implemented and expanding model. through discursive practices in the educational and political field. As contingent results, we observe that the attempt at closure is constant in the discursive articulations of human formation, however, the militaristic humanist ideology approaches neoliberal political logics through the nodal points that articulate the quality of education and join neoconservative demands through equivalence of meanings around a social grammar of behavior and discipline. The excluded in this discursive field is the antagonistic, as their existence threatens the constitution of a formative school model that is sustained by the naturalization of articulations based on the homogenization of the subject. These political and social logics are supported by the phantasmatic logics that adhere to the subjects and act to create enemies or imaginary threats that need to be fought, complementing the ties that articulate the discursiveness of human formation in this school model.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leandra Cristine Pianco da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-06-22
2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons