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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56544

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dc.contributor.advisorVIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Natália de Pontes Leite Monte-
dc.date.accessioned2024-06-28T12:08:31Z-
dc.date.available2024-06-28T12:08:31Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Natália de Pontes Leite Monte. A identidade avaliadora na formação inicial: análise das perspectivas avaliativas nos cursos de licenciatura em química do estado de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56544-
dc.description.abstractA presente pesquisa versa acerca da construção teórica da Identidade Avaliadora a partir de suas características e tipos. Além disso, tem o objetivo de analisar a identidade avaliadora presente nos Cursos de Formação de professores de química por meio das características e elementos que estruturam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Para tal, tem como objetivos específicos: (1) Caracterizar e tipificar a identidade avaliadora a partir dos aspectos das Gerações da Avaliação e das concepções de identidade; (2) Descrever os elementos que estruturam a avaliação da aprendizagem nos PPCs de Licenciatura em Química; (3) Compreender e categorizar a identidade avaliadora dos Cursos de Licenciatura em Química. Nesse sentido, a pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira, um estudo bibliográfico que estava voltado para a construção teórica do termo Identidade Avaliadora, visto que após vasto mapeamento com esse descritor, percebeu-se a escassez de referências com esse propósito. Como base fundamental para esse ensaio teórico, foram utilizadas as teorias de Stuart Hall (2006) acerca das concepções de identidade, e a teoria das Gerações da Avaliação propostas por Guba e Lincoln (2011). A partir da tessitura desses dois pilares foi possível tipificar a Identidade Avaliadora, para posteriormente, utilizá-la na segunda fase da pesquisa como categoria de análise. Já a Segunda Fase, está relacionada à compreensão da identidade avaliadora dos Cursos de Licenciatura em Química a partir de uma análise criteriosa dos PPCs dos dez Cursos de Graduação de Instituições Federais de Ensino Superior localizadas no Estado de Pernambuco. Os resultados apontaram que exatamente metade dos Cursos Formação de Professores de Química do Estado de Pernambuco ainda estão voltados a diretivas conservadoras relacionadas à Avaliação da Aprendizagem, e pressupomos que isso é um forte indicador da reprodução e vivência de processos avaliativos segregadores e classificatórios experimentados no chão da escola pelos estudantes. Todavia, foi possível perceber que a outra metade dos Cursos apresentam concepções bastante inovadoras e contemporâneas de Avaliação. Esse é um dado muito relevante, pois denota que os documentos que orientam o processo avaliativo devem ser a base para a construção do planejamento metodológico e didático dos profissionais da Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.titleA identidade avaliadora na formação inicial : análise das perspectivas avaliativas nos cursos de licenciatura em química do estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8812927705371965pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the theoretical construction of the Evaluative Identity from its characteristics and types. In addition, it aims to analyze the evaluative identity present in the Chemistry Teaching Training through its characteristics and structure elements of the Course Pedagogical Project (PPC). To this end, it has the following specific objectives: (1) Characterizing and typifying the evaluative identity based on aspects of the Generations of Evaluators and identity concepts; (2) Describing the elements that structure the assessment of learning in the PPCs of Degree in Chemistry; (3) Understanding and categorizing the evaluative identity of Degree Courses in Chemistry. In this sense, the research was divided into two phases. The first one is a bibliographical study that was focused on the theoretical construction of the term Evaluative Identity, since after extensive mapping with this descriptor, it was noticed the scarcity of references with this purpose. As a fundamental basis for this theoretical essay, the theories of Stuart Hall (2006) about the conceptions of identity, and the theory of Generations of Evaluation proposed by Guba and Lincoln (2011) were used. From the texture of these two basis, it was possible to typify the Evaluative Identity, to later use it in the second phase of the research as an analysis category. The Second Phase, on the other hand, is related to understanding the evaluative identity of the Degree Courses in Chemistry based on a careful analysis of the PPCs of the ten Graduation Courses of Federal Institutions of Higher Education located in the State of Pernambuco. The results showed that exactly half of the Chemistry Teacher Training Courses in the State of Pernambuco are still focused on conservative directives related to Learning Assessment, and we assume that this is a strong indicator of the reproduction and experience of segregating and classifying evaluation processes experienced on the school reality by students. However, it was possible to perceive that the other half of the Courses present very innovative and contemporary conceptions of Evaluation. This is very relevant data, as it denotes that the documents that guide the evaluation process must be the basis for the construction of the methodological and didactic planning of education professionals.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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