Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56575

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rejane Dias da-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Marcus Vinícius de Moura-
dc.date.accessioned2024-07-08T12:20:21Z-
dc.date.available2024-07-08T12:20:21Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.date.submitted2024-07-05-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Marcus Vinicius de Moura. Representação social da aula de geografia compartilhada entre estudantes do 9º do ensino fundamentalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56575-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso pretende analisar as Representações Sociais das aulas de geografia compartilhadas entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas da Região Metropolitana de Recife. Para tal, utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici, na década de 60 e também, nos referenciamos na teoria do núcleo central, desenvolvida por Jean-Claude Abric (1976). Participaram da amostra 98 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados no ano letivo de 2023. A coleta dos dados foi realizada através dos questionários de associação livre de palavras e para a análise dos dados utilizamos o software IRAMUTEC. Observamos que as representações sociais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, se organizam em torno da globalização, economia, mapa, países e guerra; além de outros termos que se correlacionam a essas ideias centrais. Esse resultado nos possibilitou aproximar-nos de como os sujeitos da amostra compreendem o conhecimento geográfico. As civilizações se utilizaram e desenvolveram esses conhecimentos na perspectiva de compreender a realidade do nosso planeta, possibilitando a instituição da geografia como ciência. Esses dados nos apresentam também como os estudantes do ensino fundamental representam esse conhecimentopt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de geografia; representação social; ensino fundamental.pt_BR
dc.titleRepresentação social da aula de geografia compartilhada entre estudantes do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduationCFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCUS VINICIUS GEO LIC.pdf760,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons