Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56582
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Leilane Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T12:19:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T12:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leilane Bezerra da. Os desafios do trabalho docente diante da reforma do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56582 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como foco principal a análise das repercussões da Reforma do Ensino Médio no exercício profissional dos docentes de uma Escola Técnica Estadual. Utilizamos uma abordagem qualitativa descritiva para conduzir a pesquisa. As técnicas empregadas para a coleta de dados incluíram pesquisa documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma insatisfação geral com as condições de trabalho, uma falta de compreensão clara sobre o currículo do Ensino Médio e uma preocupação com a possível degradação da qualidade do ensino. Além disso, os resultados destacam a importância de criar espaços de discussão coletivos e democráticos, onde todos se sintam parte integrante do processo de formulação de políticas públicas para o ensino médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reforma do Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Currículo | pt_BR |
dc.title | Os desafios do trabalho docente diante da reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1426844807425403 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study focused primarily on analyzing the repercussions of the High School Reform on the professional practice of teachers at a State Technical School. We used a descriptive qualitative approach to conduct the research. The techniques employed for data collection included documentary research, questionnaires, and semi-structured interviews. The results point to a general dissatisfaction with working conditions, a lack of clear understanding about the High School curriculum, and a concern about the possible degradation of the quality of education. In addition, the results highlight the importance of creating collective and democratic discussion spaces, where everyone feels an integral part of the process of formulating public policies for high school. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leilane Bezerra da Silva.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons