Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56582

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ramon de-
dc.contributor.authorSILVA, Leilane Bezerra da-
dc.date.accessioned2024-07-09T12:19:14Z-
dc.date.available2024-07-09T12:19:14Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Leilane Bezerra da. Os desafios do trabalho docente diante da reforma do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56582-
dc.description.abstractEste estudo teve como foco principal a análise das repercussões da Reforma do Ensino Médio no exercício profissional dos docentes de uma Escola Técnica Estadual. Utilizamos uma abordagem qualitativa descritiva para conduzir a pesquisa. As técnicas empregadas para a coleta de dados incluíram pesquisa documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma insatisfação geral com as condições de trabalho, uma falta de compreensão clara sobre o currículo do Ensino Médio e uma preocupação com a possível degradação da qualidade do ensino. Além disso, os resultados destacam a importância de criar espaços de discussão coletivos e democráticos, onde todos se sintam parte integrante do processo de formulação de políticas públicas para o ensino médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma do Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectReforma do Currículopt_BR
dc.titleOs desafios do trabalho docente diante da reforma do Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1426844807425403pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9016348910585182pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study focused primarily on analyzing the repercussions of the High School Reform on the professional practice of teachers at a State Technical School. We used a descriptive qualitative approach to conduct the research. The techniques employed for data collection included documentary research, questionnaires, and semi-structured interviews. The results point to a general dissatisfaction with working conditions, a lack of clear understanding about the High School curriculum, and a concern about the possible degradation of the quality of education. In addition, the results highlight the importance of creating collective and democratic discussion spaces, where everyone feels an integral part of the process of formulating public policies for high school.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leilane Bezerra da Silva.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons