Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56589
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins de | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Marília Renata Félix | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T12:29:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T12:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Marília Renata Félix. Educação do sensível e subjetividades afrodiaspóricas: uma construção a partir de intelectuais negras brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56589 | - |
dc.description | RODRIGUES, Ana Cláudia, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Ana Cláudia Rodrigues da. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação é fruto de uma pesquisa de caráter teórico que objetivou compreender como a educação sensível pode ser integrada a educação das relações raciais, tendo como base epistêmica o pensamento afrodiaspórico brasileiro, a partir das obras de Sueli Carneiro e Nilma Lino Gomes. A partir destas, pudemos expor o processo de perpetuação de uma educação mecânica e colonial, criticando-a através das experiências negras no mundo. Dessa maneira, a presente dissertação espera ter contribuído para construção em torno do que seria essa educação do sensível a partir da caracterização e problematização dos fenômenos estudados, levando em consideração marcadores de colonialidade e de descolonialidade. Buscou-se, pois, apresentar a educação do sensível como alternativa à (re)construção de subjetividades afrodiaspóricas A metodologia utilizada foi a Análise do Sensível, através da 1) corporificação do discurso; (2) entrevistas narrativas autobiográficas ou reconstrução biográfica; (3) analítica da colonialidade; (4) analítica da decolonialidade e (5) ontologia da estética. Concluímos que as autoras e o pensamento afrodiaspórico brasileiro como um todo, possuem vasta contribuições que possibilitam alimentar os campos de pesquisa das relações raciais e da educação do sensível proporcionando a esta última, fundamentos antirracistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Educação do sensível | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Teoria social | pt_BR |
dc.title | Educação do sensível e subjetividades afrodiaspóricas : uma construção a partir de intelectuais negras brasileiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RODRIGUES, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1558126132011796 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6218095707596245 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation is the result of theoretical research aimed at understanding how sensitive education can be integrated into the education of racial relations, based on the epistemic framework of Brazilian Afro-diasporic thought, drawing from the works of Sueli Carneiro and Nilma Lino Gomes. Through these works, we were able to elucidate the perpetuation of a mechanical and colonial education, critiquing it through Black experiences worldwide. In this manner, this dissertation aims to contribute to the construction of what such a sensitive education would entail, characterizing and problematizing the studied phenomena while considering markers of coloniality and decoloniality. Therefore, we sought to present sensitive education as an alternative for the (re)construction of Afro-diasporic subjectivities. The methodology employed was the Analysis of the Sensitive, encompassing: (1) embodiment of discourse; (2) documentary analysis; (3) autobiographical narrative interviews or biographical reconstruction; (4) analysis of coloniality; (5) analysis of decoloniality; and (6) ontology of aesthetics. We conclude that the authors and Brazilian Afro-diasporic thought as a whole offer significant contributions that enrich the fields of research on racial relations and sensitive education, providing anti-racist foundations for the latter. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0454611562901611 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marília Renata Félix Rodrigues.pdf | 836,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons