Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56589

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins de-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Marília Renata Félix-
dc.date.accessioned2024-07-10T12:29:12Z-
dc.date.available2024-07-10T12:29:12Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marília Renata Félix. Educação do sensível e subjetividades afrodiaspóricas: uma construção a partir de intelectuais negras brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56589-
dc.descriptionRODRIGUES, Ana Cláudia, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Ana Cláudia Rodrigues da.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação é fruto de uma pesquisa de caráter teórico que objetivou compreender como a educação sensível pode ser integrada a educação das relações raciais, tendo como base epistêmica o pensamento afrodiaspórico brasileiro, a partir das obras de Sueli Carneiro e Nilma Lino Gomes. A partir destas, pudemos expor o processo de perpetuação de uma educação mecânica e colonial, criticando-a através das experiências negras no mundo. Dessa maneira, a presente dissertação espera ter contribuído para construção em torno do que seria essa educação do sensível a partir da caracterização e problematização dos fenômenos estudados, levando em consideração marcadores de colonialidade e de descolonialidade. Buscou-se, pois, apresentar a educação do sensível como alternativa à (re)construção de subjetividades afrodiaspóricas A metodologia utilizada foi a Análise do Sensível, através da 1) corporificação do discurso; (2) entrevistas narrativas autobiográficas ou reconstrução biográfica; (3) analítica da colonialidade; (4) analítica da decolonialidade e (5) ontologia da estética. Concluímos que as autoras e o pensamento afrodiaspórico brasileiro como um todo, possuem vasta contribuições que possibilitam alimentar os campos de pesquisa das relações raciais e da educação do sensível proporcionando a esta última, fundamentos antirracistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEducação do sensívelpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectTeoria socialpt_BR
dc.titleEducação do sensível e subjetividades afrodiaspóricas : uma construção a partir de intelectuais negras brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1558126132011796pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6218095707596245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of theoretical research aimed at understanding how sensitive education can be integrated into the education of racial relations, based on the epistemic framework of Brazilian Afro-diasporic thought, drawing from the works of Sueli Carneiro and Nilma Lino Gomes. Through these works, we were able to elucidate the perpetuation of a mechanical and colonial education, critiquing it through Black experiences worldwide. In this manner, this dissertation aims to contribute to the construction of what such a sensitive education would entail, characterizing and problematizing the studied phenomena while considering markers of coloniality and decoloniality. Therefore, we sought to present sensitive education as an alternative for the (re)construction of Afro-diasporic subjectivities. The methodology employed was the Analysis of the Sensitive, encompassing: (1) embodiment of discourse; (2) documentary analysis; (3) autobiographical narrative interviews or biographical reconstruction; (4) analysis of coloniality; (5) analysis of decoloniality; and (6) ontology of aesthetics. We conclude that the authors and Brazilian Afro-diasporic thought as a whole offer significant contributions that enrich the fields of research on racial relations and sensitive education, providing anti-racist foundations for the latter.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0454611562901611pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília Renata Félix Rodrigues.pdf836,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons