Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56629

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ana Lúcia Felix dos-
dc.contributor.authorMAGNATA, Rubia Cavalcante Vicente-
dc.date.accessioned2024-07-11T13:16:24Z-
dc.date.available2024-07-11T13:16:24Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationMAGNATA, Rubia Cavalcante Vicente. Instâncias colegiadas na escola: participação estudantil versus protagonismo juvenil. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56629-
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar a participação estudantil nas instâncias colegiadas da escola, este estudo teve como foco de análise a política de tempo integral para as escolas estaduais de Pernambuco. Diante disso, tivemos como pressuposto a ideia de que as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) de tempo integral, em Pernambuco, devido à sua configuração de tempo ampliado, apresentam maiores possibilidades de favorecer a formação integral do estudante, incluindo o estímulo a uma participação qualificada nas instâncias colegiadas da escola. Destacamos que a participação estudantil é entendida, neste estudo, como o exercício de aprendizagem da cidadania. Em relação à metodologia, esta pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada em duas Escolas de Referência em Ensino Médio de tempo integral, localizadas na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Realizamos grupo focal com os estudantes; entrevista semi-estruturada com a vice-gestão; questionário online, por meio do Google Forms, com colaboradores da Associação Ágora e com um técnico educacional da GRE Recife Norte. A análise dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, de Bardin (2009), de modo que as mensagens emitidas pelos pesquisados foram o foco para buscarmos compreender como a participação estudantil vem sendo vivenciada na escola. Os resultados revelaram que o conselho escolar, o conselho de classe e o grêmio estudantil não apresentam configurações de um espaço democrático, de construção e de fortalecimento de relações mais dialógicas e horizontais, de modo que a participação estudantil não se revela como prática efetiva nessas instâncias colegiadas. Além disso, os resultados revelaram, também, que a Política de Educação Integral em Pernambuco tem optado pelo trabalho focado no protagonismo juvenil, em detrimento da participação democrática. Embora a concepção interdimensional, que fundamenta essa política, e o forte estímulo à formação do estudante protagonista, que acontece por meio das ações escolares e dos materiais produzidos, apontem o estudante como “ator principal” no seu processo de desenvolvimento, na prática, ao colocá-lo como mero executor de ações e projetos, sem que haja participação no debate e na tomada de decisão, direcionam esse estudante a uma formação mais adequada aos interesses do mercado de trabalho. O interesse neoliberal que subjaz à Política de Educação Integral em Pernambuco busca forjar a ideia de cidadania e formação integral, utilizando estratégias, como, por exemplo, a ampliação do tempo e os projetos de ação juvenil, como forma de camuflar um modelo gerencial de educação, apoiado numa filosofia – a concepção interdimensional de educação – que dispara sobre o jovem uma série de competências a serem desenvolvidas – resiliência, empreendedorismo, autonomia, iniciativa, pró-atividade, responsabilidade, cooperação, protagonismo, etc. –, de modo que o sucesso ou o fracasso na vida pessoal, na sociedade e/ou no mundo do trabalho serão decorrentes do seu esforço ou mérito individual, elementos próprios de uma sociedade neoliberal. Daí compreendemos que a participação nos moldes do protagonismo, como acontece no cotidiano das Escolas de Referência em Ensino Médio de tempo integral, não favorece a formação do cidadão, do sujeito crítico, que compreende as relações desiguais de poder e atua no e para o coletivo em busca de mudanças sociais em prol de uma sociedade mais igualitária e justa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectParticipação estudantilpt_BR
dc.subjectInstâncias colegiadaspt_BR
dc.subjectEscolas de tempo integralpt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.titleInstâncias colegiadas na escola : participação estudantil versus protagonismo juvenilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3358304353543579pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4439575996103777pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxWith the aim of analyzing student participation in the school's collegiate bodies, this study focused on analyzing the full-time policy for state schools in Pernambuco. In view of this, we assumed the idea that full-time Secondary Education Reference Schools (EREM) in Pernambuco, due to their extended time configuration, present greater possibilities of favoring the student's comprehensive training, including encouraging qualified participation in the school’s collegial bodies. We highlight that student participation is understood, in this study, as the exercise of learning citizenship. Regarding the methodology, this research is qualitative, of the case study type, and was carried out in two full-time High School Reference Schools, located in the Metropolitan Region of Recife, in Pernambuco. We held a focus group with students; semi-structured interview with the deputy management; online questionnaire, using Google Forms, with collaborators from Associação Ágora and an educational technician from GRE Recife Norte. Data analysis was based on Content Analysis, by Bardin (2009), so that the messages issued by those surveyed were the focus in seeking to understand how student participation has been experienced at school. The results revealed that the school council, the class council and the student union do not present configurations of a democratic space, for the construction and strengthening of more dialogic and horizontal relationships, so that student participation does not prove to be an effective practice in these instances. collegiate. Furthermore, the results also revealed that the Comprehensive Education Policy in Pernambuco has opted for work focused on youth protagonism, to the detriment of democratic participation. Although the interdimensional conception, which underpins this policy, and the strong stimulus to the formation of the protagonist student, which takes place through school actions and the materials produced, point to the student as the “main actor” in their development process, in practice, when placing him as a mere executor of actions and projects, without participation in debate and decision-making, directs this student to training that is more suited to the interests of the job market. The neoliberal interest that underlies the Integral Education Policy in Pernambuco seeks to forge the idea of citizenship and integral training, using strategies, such as, for example, the extension of time and youth action projects, as a way of camouflaging a managerial model of education , supported by a philosophy – the interdimensional conception of education – that triggers a series of skills to be developed in young people – resilience, entrepreneurship, autonomy, initiative, pro- activity, responsibility, cooperation, protagonism, etc. –, so that success or failure in personal life, in society and/or in the world of work will result from your individual effort or merit, elements typical of a neoliberal society. Hence we understand that participation in the form of protagonism, as happens in the daily life of full-time High School Reference Schools, does not favor the formation of citizens, critical subjects, who understand unequal power relations and act in and for the collective. in search of social changes in favor of a more egalitarian and fair society.pt_BR
dc.description.abstractxCon el objetivo de analizar la participación de los estudiantes en los órganos colegiados de la escuela, este estudio se centró en analizar la política de tiempo completo de las escuelas públicas de Pernambuco. Frente a esto, asumimos la idea de que las Escuelas de Referencia de Educación Secundaria (EREM) de tiempo completo de Pernambuco, por su configuración horaria ampliada, presentan mayores posibilidades de favorecer la formación integral del estudiante, incluso fomentando la participación calificada en los órganos colegiados de la escuela. Resaltamos que la participación estudiantil se entiende, en este estudio, como el ejercicio de ciudadanía en aprendizaje. En cuanto a la metodología, esta investigación es cualitativa, del tipo estudio de caso, y fue realizada en dos Escuelas de Referencia de Enseñanza Media, de tiempo completo, ubicadas en la Región Metropolitana de Recife, en Pernambuco. Realizamos un grupo focal con estudiantes; entrevista semiestructurada con la subgerencia; cuestionario en línea, utilizando Google Forms, con colaboradores de la Associação Ágora y un técnico educativo del GRE Recife Norte. El análisis de los datos se basó en el Análisis de Contenido, de Bardin (2009), por lo que los mensajes emitidos por los encuestados fueron el foco en buscar comprender cómo se ha vivido la participación estudiantil en la escuela. Los resultados revelaron que el consejo escolar, el consejo de clase y el sindicato estudiantil no presentan configuraciones de un espacio democrático, para la construcción y fortalecimiento de relaciones más dialógicas y horizontales, por lo que la participación estudiantil no resulta ser una práctica efectiva en estos. instancias colegiadas. Además, los resultados también revelaron que la Política de Educación Integral de Pernambuco optó por un trabajo centrado en el protagonismo juvenil, en detrimento de la participación democrática. Si bien la concepción interdimensional, que sustenta esta política, y el fuerte estímulo a la formación del estudiante protagonista, que se da a través de las acciones escolares y los materiales producidos, señalan al estudiante como el “actor principal” de su proceso de desarrollo, en la práctica , al situarlo como mero ejecutor de acciones y proyectos, sin participación en el debate y la toma de decisiones, orienta a este estudiante hacia una formación más adecuada a los intereses del mercado laboral. El interés neoliberal que subyace a la Política de Educación Integral en Pernambuco busca forjar la idea de ciudadanía y formación integral, utilizando estrategias, como, por ejemplo, la ampliación de tiempos y proyectos de acción juvenil, como forma de camuflar un modelo de gestión. de la educación, sustentada en una filosofía –la concepción interdimensional de la educación– que desencadena una serie de habilidades a desarrollar en los jóvenes –resiliencia, emprendimiento, autonomía, iniciativa, proactividad, responsabilidad, cooperación, protagonismo, etc. –, de modo que el éxito o el fracaso en la vida personal, en la sociedad y/o en el mundo laboral serán resultado del esfuerzo o mérito individual, elementos propios de una sociedad neoliberal. De ahí que entendamos que la participación en forma de protagonismo, como ocurre en el cotidiano de las Escuelas de Referencia de Educación Secundaria de tiempo completo, no favorece la formación de ciudadanos, sujetos críticos, que comprendan las relaciones desiguales de poder y actúen en y para el colectivo. en busca de cambios sociales en favor de una sociedad más igualitaria y justa.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rubia Cavalcante Vicente Magnata.pdf3,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons