Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5665

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maurílio José dospt_BR
dc.contributor.authorDIAS, Marcos Antunios de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:41:02Z
dc.date.available2014-06-12T17:41:02Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationAntunios de Carvalho Dias, Marcos; José dos Santos, Maurílio. Implantação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000, em uma empresa de construção e montagens. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5665
dc.description.abstractO desenvolvimento de programas de qualidade no Brasil vem acontecendo do início da década de 1990 para cá. Teve como grande marco a criação, pelo governo Federal, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade PBQP, que mobilizou o empresariado nacional para a importância da qualidade na gestão organizacional. Outro fator relevante é o mercado, que vem obrigando as empresas a buscarem a certificação, dentro dos padrões da NBR ISO 9001:2000, para a qualidade de produtos e processos. O presente trabalho foi desenvolvido a partir do contato direto com a matéria, proveniente da vivência diária na operação de uma empresa de construção e montagens atuando no setor de exploração de petróleo no estado do Rio Grande do Norte. Desenvolve-se inicialmente pela apreciação de conceitos teóricos correlacionados à problemática central, incluindo elementos sobre administração da produção, administração da qualidade e sistemas normalizados de gestão da qualidade. A questão fundamental, a implantação de um sistema de gestão da qualidade pela norma ISO 9001:2000, foi apreciada a partir de um planejamento inicial contendo ações para a implementação do sistema à luz dos requisitos da norma, sua efetiva implementação e avaliação de desempenho utilizando-se as ferramentas de gestão da qualidade. Nas conclusões e recomendações, busca-se contribuir com informações que venham a facilitar a implantação de sistemas de gestão da qualidade nas organizaçõespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemapt_BR
dc.subjectGestão de qualidadept_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectISO 9000pt_BR
dc.titleImplantação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000, em uma empresa de construção e montagenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7682_1.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons