Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56685

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorCARVALHO, Kleyton de Paula Cabral de-
dc.date.accessioned2024-07-15T14:39:52Z-
dc.date.available2024-07-15T14:39:52Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationCARVALHO, Kleyton de Paula Cabral de. Criação de uma sequência didática que usa o teste do micronúcleo para o ensino-aprendizagem de mitose. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56685-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo propor uma Sequência Didática como estratégia pedagógica para o processo de aprendizagem investigativa da mitose, utilizando como questões práticas o teste do micronúcleo in vivo, com uma abordagem qualitativa. Além disso, nosso estudo buscou refletir sobre a prática docente no contexto do processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo – um tema muitas vezes percebido por educadores e alunos como complexo e desafiador. Considerando que o ensino de biologia, genética e divisão celular por mitose nas escolas ainda depende de métodos de ensino tradicionais, baseados em conteúdo e muitas vezes desconectados da realidade dos alunos, recursos alternativos e abordagens diferenciadas raramente são empregados na implementação em sala. Assim, a utilização de sequências didáticas de ensino sistematicamente organizadas para aulas teóricas e práticas de mitose surge como um caminho para aprimorar a experiência de aprendizagem nesta área de conhecimento e atuação. Ao propor uma Sequência Didática, que incorpore recursos como testes de micronúcleos, os educadores podem proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem por meio do ensino investigativo. Essa sequência abrange diversas atividades, com o objetivo de promover a equidade, incentivar a participação e envolver os alunos no assunto, composta por uma cartilha com orientações aos docentes de um catálogo com imagens de testes clínicos do micronúcleo. Esta proposta não só confere significado aos saberes, mas também facilita a assimilação do aluno através de abordagens pedagógicas distintas. Além disso, tem o potencial de servir como catalisador reflexivo, transformando a prática educacional e contribuindo para a sua relevância para estudantes e educadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectDivisão celularpt_BR
dc.titleCriação de uma sequência didática que usa o teste do micronúcleo para o ensino-aprendizagem de mitosept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUZA, Talita Giselly dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8623961178368082pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to propose a Didactic Sequence as a pedagogical strategy for the investigative teaching process of mitosis, using the in vivo micronucleus test as practical questions, with a qualitative approach. Furthermore, our study sought to reflect on teaching practice in the context of the teaching-learning process of this content – a topic often perceived by educators and students as complex and challenging. Considering that the teaching of biology, genetics and cell division by mitosis in schools still depends on traditional teaching methods, based on content and often disconnected from the students' reality, alternative resources and different approaches are rarely used in classroom implementation. Thus, the use of systematically organized didactic teaching sequences for theoretical and practical classes on mitosis appears as a way to improve the learning experience in this area of knowledge and performance. By proposing a Didactic Sequence, which incorporates resources such as micronucleus tests, educators can provide students with learning opportunities through investigative teaching. This sequence covers several activities, with the aim of promoting equity, encouraging participation and involving students in the subject, consisting of a booklet with guidance for teachers and a catalog with images of clinical tests of the micronucleus. This proposal not only gives meaning to knowledge, but also facilitates student assimilation through different pedagogical approaches. Furthermore, it has the potential to serve as a reflective catalyst, transforming educational practice and contributing to its relevance for students and educators.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3774396245801311pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kleyton de Paula Cabral de Carvalho.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons