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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITE, Ana Carolina Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Anita Carolina Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:52:20Z-
dc.date.available2024-07-15T17:52:20Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.date.submitted2024-05-10-
dc.identifier.citationSILVA, Anita Carolina Barbosa da. CARTOGRAFIA DAS PISADAS: Toré, danças, cantos e ancestralidade de povos indígenas do Nordeste. 2024. 167 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56700-
dc.description.abstractA reconstrução da identidade dos povos originários no Brasil, em especial no Nordeste, tem sido um processo contínuo desde a invasão do país. Durante o período colonial, os invasores exerceram um controle que afetou a identidade destes em todas as suas manifestações, incluindo suas línguas, cânticos, danças e rituais sagrados. Uma invasão genocida e etnocida, cujo desdobramentos ainda se faz presente nos dias atuais. O Toré, ritual de grande importância histórica e cultural, amplamente realizado por diversas etnias no Nordeste brasileiro, é um símbolo de resistência dessa população e desempenha um papel fundamental em todos os aspectos da vida íntima indígena. A presente monografia almeja compilar cânticos que são utilizados no Toré, como arsenal para estudar a história de expropriação e (des)territorialização que esses grupos sofreram durante a história brasileira nos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. A questão norteadora é: Como as vozes e os corpos dos povos indígenas do Nordeste (re)existem e c(a/o)ntam a (re)construção de suas histórias? Esta narrativa será enriquecida pela análise dos dados estatísticos dos Censos Demográficos do Brasil, abrangendo o período de 1872 até o presente momento. O foco se voltará especialmente para a região Nordeste, e para os povos Xukuru do Ororubá, Fulni-ô e Truká-Tupan, de Paulo Afonso. Por fim, resgato da minha bagagem de campo filmagens de Toré, Cânticos e Cafurnas que presenciei das populações citados acima, e dos Kariri-Xokó da Bahia, a fim de produzir um material audiovisual para ser utilizado como ferramenta pedagógica. O objetivo da atividade é promover a sensibilização dos alunos por meio da escuta, além de proporcionar a apreciação da riqueza sonora que permeia a cultura indígena. O uso da cartografia de memória, cartografia dos sentidos e cartografia de si são fundamentais para esse momento, visto que todos eles buscam captar percepções e experiências subjetivas dos alunos. Trata-se de um estudo fundamentado pelo relato oral, pelo contato direto com os indivíduos, suas subjetividades, suas histórias, suas dores, suas memórias.pt_BR
dc.format.extent167 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerritorialização;pt_BR
dc.subjectPovos indígenas;pt_BR
dc.subjectNordeste;pt_BR
dc.subjectToré;pt_BR
dc.subjectCânticos;pt_BR
dc.subjectCartografia.pt_BR
dc.titleCARTOGRAFIA DAS PISADAS: Toré, danças, cantos e ancestralidade de povos indígenas do Nordestept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5474661940538082pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3029444198078971pt_BR
dc.description.abstractxThe reconstruction of the identity of native peoples in Brazil, especially in the Northeast, has been an ongoing process since the invasion of the country. During the colonial period, the invaders exercised control that affected their identity in all its manifestations, including their languages, songs, dances and sacred rituals. It was a genocidal and ethnocidal invasion, the consequences of which are still present today. The Toré, a ritual of great historical and cultural importance, widely performed by various ethnic groups in the Brazilian Northeast, is a symbol of resistance for this population and plays a fundamental role in all aspects of intimate indigenous life. This monograph aims to compile the songs used in the Toré, as an arsenal for studying the history of expropriation and (de)territorialization that these groups have suffered during Brazilian history in the 17th, 18th, 19th and 20th centuries. The guiding question is: How do the voices and bodies of the indigenous peoples of the Northeast (re)exist and sing/tell the (re)construction of their histories? This narrative will be enriched by the analysis of statistical data from Brazil's Demographic Censuses, covering the period from 1872 to the present day. The focus will be especially on the Northeast region, and on the Xukuru of the Ororubá, Fulni-ô and Truká-Tupan peoples of Paulo Afonso. Finally, I will draw on my field experience to film Toré, Chants and Cafurnas that I witnessed from the populations mentioned above, and the Kariri-Xokó of Bahia, in order to produce audiovisual material to be used as a teaching tool. The aim of the activity is to raise students' awareness through listening, as well as providing an appreciation of the richness of sound that permeates indigenous culture. The use of cartography of memory, cartography of the senses and cartography of the self are fundamental to this moment, since they all seek to capture the students' subjective perceptions and experiences. This is a study based on oral reports, direct contact with individuals, their subjectivities, their stories, their pain, their memories.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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