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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56765
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMALHO, Geber Lisboa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, João Ricardo dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:42:39Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T16:42:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, João Ricardo dos. Proposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Roblox. 2024. 41 p. TCC (Graduação) - Curso de Ciencia da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56765 | - |
dc.description.abstract | A temática do Metaverso tem sido bastante noticiada nos últimos anos, sendo o Meta (antigo Facebook) um dos propagadores com mais reconhecimento do público, entretanto também vemos a materialização desse conceito em plataformas de jogos como Minecraft, Roblox, Fortnite, entre outros. Os impactos desse conceito têm sido bastante discutidos em áreas diversas, como as mídias sociais, no ensino, relações de trabalho e em especial, na forma de jogar. Por outro lado, o Metaverso também traz desafios relacionados à forma de fazer jogos. Os desafios escolhidos para analisarmos foram: A natureza inerentemente multiplayer; Uso do Roblox como plataforma de desenvolvimento e distribuição; Roblox como Metaverso com economia própria. Para isso utilizamos a metodologia Action Research, conhecida como pesquisa-ação, que utiliza uma abordagem que combina a pesquisa acadêmica com ação prática. Com os dados coletados por um questionário e das nossas observações durante as intervenções no jogo dos registros de alterações, propomos uma lista de boas práticas e recomendações para o desenvolvimento de jogos no Roblox, para desenvolvedores que estão transacionando ou iniciando nessa nova plataforma de desenvolvimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metaverso | pt_BR |
dc.subject | Roblox | pt_BR |
dc.subject | Web 3.0 | pt_BR |
dc.title | Proposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Roblox | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALBUQUERQUE, Marco Túlio Caraciolo Ferreira | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8578268481396551 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9783292465422902 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8074343308903576 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC João Ricardo dos Santos.pdf | 465,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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