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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.contributor.authorARAUJO, Bruna de Farias Pereira-
dc.date.accessioned2024-07-19T12:30:37Z-
dc.date.available2024-07-19T12:30:37Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-06-21-
dc.identifier.citationARAUJO, Bruna de Farias Pereira de. Educação Permanente em Saúde dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária: desafios e possibilidades. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56774-
dc.description.abstractA Educação Permanente em Saúde (EPS) caracteriza-se pelo desenvolvimento de ações e políticas voltadas para a formação e treinamento sistemático de recursos humanos, visando a progressão contínua de competências e um melhor desempenho no cuidado e segurança ao paciente. De modo a qualificar o processo de trabalho do profissional enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde (APS) da população. Objetivou-se analisar a oferta de EPS aos enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estudo qualitativo, descritivo. Participaram 19 enfermeiros da ESF dos Distritos Sanitários IV e V de Recife- PE. A coleta compreendeu o período de março a agosto de 2022, com aplicação de formulário virtual no Google Forms. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Evidenciou-se que a maioria dos entrevistados eram mulheres, concursadas, com idade acima de 40 anos, católicos, possuíam uma especialização ou mais, com mais de nove anos de formados. A análise de conteúdo temática identificou cinco categorias empíricas: 1. Vivência de EPS; 2. Preferência dos enfermeiros na modalidade de ensino; 3. Motivações para a participação dos enfermeiros em EPS; 4. Dificuldades para a participação dos enfermeiros na EPS; 5. Sugestões dos enfermeiros para maior adesão às atividades de EPS. Ao avaliarem as ofertas de EPS referiram serem pontuais, realizadas na modalidade remota decorrente do período de pandemia, com pouco aprofundamento e com metodologia tradicional. Entretanto, expuseram uma preferência pela forma presencial, com emprego de metodologias ativas e carga horária de até quatro horas, com abordagem de temas como: saúde da mulher e saúde da criança. As dificuldades relatadas para adesão às ofertas de EPS foram apoio da gestão, sobrecarga de trabalho e locais inadequados. Entre os fatores motivadores referiram o aprimoramento profissional e melhorar o processo de trabalho, de modo a contribuir para um maior engajamento da população nas ações de promoção à saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectQualidade da Assistência à saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde.pt_BR
dc.titleEducação Permanente em Saúde dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária : desafios e possibilidadespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROZAL, Juliana Ferreira-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8814068290329233pt_BR
dc.description.abstractxPermanent Health Education (PHE) is characterized by the development of actions and policies aimed at the systematic education and training of human resources, aiming at the continuous progression of competencies and a better performance in patient care and safety. In order to qualify the work process of the professional nurse in the Primary Health Care (PHC) of the population. The objective of this study was to analyze the provision of EPS to nurses working in the Family Health Strategy (FHS).The objective of this study was to analyze the provision of EPS to nurses working in the Family Health Strategy (FHS). This is a qualitative, descriptive study. A total of 19 FHS nurses from Sanitary Districts IV and V of Recife-PE participated in the study. The collection covered the period from March to August 2022, with the application of a virtual form on Google forms. The data were submitted to the content analysis proposed by Bardin. It was evidenced that most of the interviewees were women, had passed public examinations, were over 40 years of age, Catholic, had a specialization or more, and had more than nine years of graduation. The thematic content analysis identified five empirical categories: 1. EPS experience; 2. Preference of nurses in the teaching modality; 3. Motivations for nurses' participation in EPS; 4. Difficulties for nurses' participation in EPS; 5. Nurses' suggestions for greater adherence to EPS activities.When evaluating the EPS offers, they reported being punctual, carried out remotely due to the pandemic period, with little depth and with traditional methodology. However, they showed a preference for the face-to-face form, with the use of active methodologies and a workload of up to four hours, addressing topics such as: women's health and children's health.The difficulties reported in adhering to the PHE offers were management support, work overload, and inadequate locations. Among the motivating factors were professional improvement and improving the work process, in order to contribute to a greater engagement of the population in health promotion actions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7305982714822103pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9605-5580pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

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