Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56789

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorSILVA, Rafael Filipe Souza da-
dc.date.accessioned2024-07-19T14:07:45Z-
dc.date.available2024-07-19T14:07:45Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Filipe Souza da. Avatarização e Performance na Música Pop: um estudo a partir das cantoras virtuais Hatsune Miku e Lil Miquela. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56789-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar os conceitos de avatar e avatarização na atualidade, a partir da esfera digital e da cultura pop, no contexto da Comunicação e dos Estudos de Performance. Nesse sentido, problematizamos deslocamentos e recontextualizações de seres humanos e corporações, no âmbito da Música Pop, considerando os processos de síntese simbólica implicados na geração de avatares, buscando compreender em que medida esses processos estão relacionados a atos performáticos. Inicialmente, realizamos uma retrospectiva histórica do termo avatar, que remonta à narrativa teológica hinduísta, e da performance social que chamamos de avatarização. Começamos, então, a delinear uma possibilidade analítica de fenômenos comunicacionais baseada no que nomeamos de perspectiva da avatarização, norteada por questões que nos permitiram focar esse processo de trânsito interdimensional, por meio do qual um corpo, o avatar, é criado com o propósito específico de atuar numa dimensão outra em relação à dimensão original de quem o cria. Em seguida, procedemos ao estudo de performances das cantoras virtuais Hatsune Miku e Lil Miquela, através das ferramentas teórico-metodológicas dos dramas e roteiros performáticos. Nossas análises apontaram que o esforço de coerência expressiva aparece como um importante recurso do storytelling corporativo incorporado pelas cantoras virtuais, como observado tanto na narrativa da mestiçagem em Lil Miquela, a qual se baseia em processos estratégicos de apropriação de estéticas e corpos afro-diaspóricos, quanto nos esforços para fomentar empatia e promover a criação colaborativa em torno de Hatsune Miku. A pesquisa evidencia, ainda, o papel decisivo das infraestruturas na música pop e a consolidação de novas corporalidades definidas pelo digital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectEstética e Culturas da Imagem e do Sompt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAvatarizaçãopt_BR
dc.subjectMúsica Poppt_BR
dc.titleAvatarização e Performance na Música Pop : um estudo a partir das cantoras virtuais Hatsune Miku e Lil Miquelapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1899249932889977pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate the concepts of avatar and avatarization nowadays, from the digital sphere and pop culture, in the context of Communication and Performance Studies. In this sense, we problematize displacements and recontextualizations of human beings and corporations, in the context of Pop Music, considering the processes of symbolic synthesis involved in the generation of avatars, seeking to understand to what extent these processes are related to performative acts. Initially, we carried out a historical retrospective of the term avatar, which dates back to the Hindu theological narrative, and the social performance that we call avatarization. Then, we began to outline an analytical possibility of communicational phenomena based on what we call the perspective of avatarization, guided by questions that allow us to focus on this process of interdimensional transit, through which a body, the avatar, is created with the specific purpose of acting in another dimension in relation to the original dimension of its creators. Afterwards, we proceeded to study the performances of the virtual singers Lil Miquela and Hatsune Miku, through the theoretical-methodological tools of dramas and performance scripts. Our analyses indicated that the effort of expressive coherence appears as an important resource of the corporate storytelling incorporated by the virtual singers, see the narrative of miscegenation in Lil Miquela, which is based on strategic appropriation processes of Afro-diasporic aesthetics and bodies, and the efforts to foster empathy and promote collaborative creation around Hatsune Miku. The research also highlights the decisive role of infrastructures in pop music and the consolidation of new corporealities defined by the digital universe.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rafael Filipe Souza da Silva.pdf3,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons