Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56802

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Mônica Rodrigues-
dc.contributor.authorROCHA, Thuanye Maria Duarte-
dc.date.accessioned2024-07-19T14:57:45Z-
dc.date.available2024-07-19T14:57:45Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationROCHA, Thuanye Maria Duarte. “Pedagoginga na troca de informação”: uma análise sobre a construção do debate racial e de gênero na produção de materiais elaborados pela Política de Educação Permanente no SUAS (2017-2023). 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56802-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar como os materiais de educação permanente produzidos pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS constroem o debate sobre a questão racial e de gênero enquanto fatores que corroboram para o processo de vulnerabilidade social ao qual estão inseridas as usuárias negras da Política de Assistência Social. O enfoque sobre as questões de raça e gênero, decorrem da compreensão de que a dinâmica sócio racial e de gênero brasileira, se expressa na política de assistência social, com 75% das usuárias do Sistema Único de Assistência Social sendo mulheres negras. Foram definidos como objetivos específicos: 1) Identificar como a proposta de educação permanente aborda a questão racial e de gênero no SUAS; 2) Levantar as documentações sobre raça e gênero produzidas pela Política de Assistência Social; e 3) Verificar a existência de práticas pedagógicas que reflitam sobre a relação entre as dimensões raciais e de gênero e a vulnerabilidade social das mulheres negras usuárias dos serviços do SUAS. A notória evidência da população negra usuária majoritária dos serviços e programas da assistência social, levou a Secretaria Nacional de Assistência Social em conjunto com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, a lançar em 2017 a campanha “SUAS SEM RACISMO”. Por isso, delimitamos o período de 2017 até o ano de 2023, para realizar a pesquisa documental acerca dos materiais elaborados pela Política de Educação Permanente no SUAS, juntamente com o fator descentralização no planejamento e oferta das ações de formação e capacitação dos trabalhadores. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa se baseia no materialismo histórico-dialético, que permitiu a análise da totalidade, das contradições presentes nos materiais pedagógicos e suas tendências no processo formativo. Assim, foi possível visualizar uma defasagem no quantitativo de cursos e materiais disponibilizados, para capacitar os profissionais da área sobre esses determinados assuntos, bem como algumas contradições no direcionamento da formação, como: falta de apropriação e aprofundamento no que tange a dimensão racial e de gênero e de questões estruturantes do modo de produção capitalista e seus reflexos na dinâmica institucional estatal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRacismo - Brasilpt_BR
dc.subjectGêneros (Grupos Sociais)pt_BR
dc.subjectSistema Único de Assistência Socialpt_BR
dc.title“Pedagoginga na troca de informação” : uma análise sobre a construção do debate racial e de gênero na produção de materiais elaborados pela Política de Educação Permanente no SUAS (2017-2023)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2956686918742856pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0578087214340210pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to analyze how the continuing education materials produced by the Unified Social Assistance System - SUAS construct the debate on racial and gender issues as factors that corroborate the process of social vulnerability to which they are inserted as black users of the Social Assistance Policy. The focus on this specific group comes from the understanding that Brazilian socio-racial and gender dynamics are expressed concomitantly in this policy, showing that 75% of users of the Unified Social Assistance System are black women. Therefore, to make the research viable, specific objectives were defined: 1) Identify how the permanent education proposal talks about the racial and gender issue in SUAS; 2) Survey documentation on race and gender produced by the Social Assistance Policy; and 3) Verify the existence of pedagogical practices that reflect on the relationship between racial and gender dimensions and the social vulnerability of black women who use SUAS services. Considering the notorious evidence of the black population as the majority users of social assistance services and programs, the National Secretariat of Social Assistance, together with the Secretariat for Policies for the Promotion of Racial Equality – SEPPIR, launched the “SUAS SEM RACISMO”. Therefore, we delimited the period from 2017 to 2023, to carry out documentary research on the materials prepared by the Permanent Education Policy at SUAS, precisely due to the decentralization factor in the planning and offering of training and training actions for workers. From a theoretical-methodological point of view, the research is based on historical-dialectic materialism, which allowed the analysis of the totality, the contradictions present in the pedagogical materials and their trends in the training process. Thus, it was possible to visualize a gap in the quantity of courses and materials made available, to train professionals in the area on these certain subjects, as well as some contradictions in the direction of training, such as: lack of appropriation and in-depth, with regard to the racial and gender and structuring issues of the capitalist mode of production and their reflections on state institutional dynamics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thuanye Maria Duarte Rocha.pdf1,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons