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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56811

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dc.contributor.advisorLIBONATI, Jeronymo José-
dc.contributor.authorFIDELIS, Rebeca Rosa de Araújo-
dc.date.accessioned2024-07-19T18:17:33Z-
dc.date.available2024-07-19T18:17:33Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationFIDELIS, Rebeca Rosa de Araújo. Análise das funções da Controladoria nos municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte acima de 50 mil habitantes. 2024. Trabalho de Conclusão d Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56811-
dc.description.abstractA Controladoria desempenha um papel de destaque na administração estratégica das organizações, especialmente no setor público. Diante disso, os órgãos de Controladoria devem buscar constantemente aprimorar suas práticas. O objetivo deste trabalho é analisar quais das funções, determinadas com base nos estudos de Pereira et al. (2023), são utilizadas nas controladorias das prefeituras com população superior a 50 mil habitantes nos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, totalizando vinte e nove municípios. Para isso, esse estudo foi de abordagem qualitativa e quantitativa baseada em dados secundários, utilizou-se como procedimento a pesquisa documental com coleta de dados nos sites e portais da transparência das unidades analisadas. Quanto à identificação das funções desempenhadas pelas Controladorias Públicas Municipais, percebeu-se que a função controle interno e contábil, apareceram com igual representatividade, sendo desempenhadas por vinte e três das vinte e nove unidades participantes do estudo, representando 79,31%, enquanto que a função gerencial-estratégica foi exercida por 68,97%, e proteção e controle dos ativos por 65,52%. A função sistema de informações aparece com 34,48%, tributária com 31,03%, controle de risco e controle operacional aparecem com igual representatividade, com 27,59% e sistemas de custos apenas sendo desempenhada 17,24%. Os dados também demonstraram que 84,21%, dezesseis unidades participantes, executam de 03 a 05 funções. Em se tratando das macrofunções, destacam-se avaliação de desempenho (86,21%), auditoria (82,76%) e transparência (79,31%). Por sua vez, a com menor aparição foi ouvidoria (72,41%) e correição (34,48%). Os municípios que mais se destacaram pela condução transparente das informações contábeis são Maceió-AL, Arapiraca-AL, Palmeira dos Índios-AL e Ceará-Mirim-RN. Em contrapartida, os de piores resultados foram Patos-RN, Campina Grande-PB, Guarabira-RN, São Gonçalo do Mirante-RN e Caicó-RN.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectControle internopt_BR
dc.subjectControladoria Geral do Municípiopt_BR
dc.subjectOrganogramapt_BR
dc.subjectEstrutura Organizacionalpt_BR
dc.titleAnálise das funções da Controladoria nos municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte acima de 50 mil habitantes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6764396616373892pt_BR
dc.description.abstractxControllership has played a prominent role in the strategic management of organizations. In this context, controller's offices must also strive for the evolution of their practices. The aim of this study is to analyze which functions, as determined based on Pereira et al.'s (2023) research, are utilized in the controllerships of municipalities with populations exceeding 50,000 inhabitants in the states of Alagoas, Paraíba, and Rio Grande do Norte. To achieve this, the study employed a qualitative and quantitative approach based on secondary data, utilizing documentary research procedures with data collection from the websites and transparency portals of the analyzed units. Regarding the identification of functions performed by Municipal Public Controllerships, it was observed that internal and accounting control functions appeared with equal representativeness, being carried out by twenty-three out of the twenty-nine participating units, representing 79.31%, while the managerial-strategic function was executed by 68.97%, and asset protection and control by 65.52%. The information system function appeared at 34.48%, tax function at 31.03%, risk control and operational control appeared with equal representativeness at 27.59%, and cost systems were only performed by 17.24%. The data also showed that 84.21%, sixteen participating units, execute 03 to 05 functions. Concerning macro-functions, performance evaluation (86.21%), auditing (82.76%), and transparency (79.31%) stood out. Conversely, the least common were ombudsman (72.41%) and disciplinary action (34.48%). Municipalities that stood out for transparent management of accounting information include Maceió-AL, Arapiraca-AL, Palmeira dos Índios-AL, and Ceará-Mirim-RN. Conversely, those with poorer results were Patos-RN, Campina Grande-PB, Guarabira-RN, São Gonçalo do Mirante-RN, and Caicó-RN.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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