Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56822
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura | - |
dc.contributor.author | GOMES, Caio Wallerstein Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T11:49:19Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T11:49:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Caio Wallerstein Ferreira. "Eletrococo moderno": Identidade regional e hibridismos na música de Luana Flores e Jéssica Caitano. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56822 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga as músicas, videoclipes e performances das cantoras Luana Flores e Jéssica Caitano, buscando compreender quais discursos de regionalidade nordestina são construídos por elas, em que medida e de que maneiras eles reiteram os discursos consolidados na história sobre a região ou os ressignificam. Compreendendo o tema da regionalidade no contexto da música alternativa brasileira, em que discursos e elementos de pertencimento local são manipulados em meio à música eletrônica transnacional e a gêneros contemporâneos como o rap, também se analisa qual o valor conferido por um mercado midstream (aqui representado por festivais alternativos, principalmente) ao tipo de sonoridade feito por tais artistas. Para essa tarefa contribuíram, além de uma observação direta da programação dos festivais, entrevistas com realizadores, curadores e outros agentes do mercado musical brasileiro. Por fim, o tema das hibridações sonoras também é objeto de aprofundamento, com vistas a entender como os elementos musicais local e global se misturam nas músicas das duas artistas, de quais formas estes elementos aparecem reconfigurados nas sonoridades híbridas e como ferramentas da música transnacional podem ser utilizados por músicos e produtores musicais para produzir localidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo | pt_BR |
dc.title | "Eletrococo moderno" : Identidade regional e hibridismos na música de Luana Flores e Jéssica Caitano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4860305945951557 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8434424231917866 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper investigates the musics, videoclips and performance of the singers Luana Flores and Jéssica Caitano, attempting to understand which discourses of Northeastern regionalism are built by them, to which degree and on which ways they reinforce the discourses consolidated in the region's history or ressignify them. Understanding the theme of regionalism in the context of Brazilian alternative music, on which discourses and elements of local belonging are manipulated in the midst of international electronic music and contemporary genres such as rap, it is also analyzed the value attributed by a midstream market (here represented mostly by alternative festivals) to the type of sounds made by such artists, work to which contributed, beyond a direct observation of the festival's schedule, interviews with organizers, curators and other agents of the Brazilian music business. Finally, the theme of sound hybridization is also the object of study, attempting to understand how the local and global musical elements mix in the music of both artists, on which ways these elements appear reconfigured in their hybrid sounds and how tools of international music can be used by musicians and producers to create local sounds. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Caio Wallerstein Ferreira Gomes.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons