Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56872

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Márcio Henrique Wanderley-
dc.contributor.authorSANTOS, José Mateus Albuquerque dos-
dc.date.accessioned2024-07-22T19:42:19Z-
dc.date.available2024-07-22T19:42:19Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationSANTOS, José Mateus Albuquerque dos. Comportamento Informacional: levantamento de indicadores de desempenho a partir do estudo dos clientes de sebos e livrarias do recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56872-
dc.description.abstractA pesquisa envolve os estudos do usuário como método relevante para a obtenção de informações que podem gerar indicadores para medir o desempenho de uma organização. O objetivo foi analisar o perfil de usuários dos sebos e livrarias do Recife, e desenvolver uma lista de indicadores de desempenho para o alcance de melhores resultados nessas organizações. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa que apresenta uma análise estratégica do perfil de usuários dos sebos e livrarias a partir de informações coletadas por formulário eletrônico enviado para frequentadores de sebos e livrarias do Recife; também é realizado um levantamento dos principais indicadores para melhoria do desempenho organizacional dessas empresas. Os resultados apontam que o uso dos princípios dos estudos de usuários da ciência da informação são métodos eficazes na coleta de informações relevantes para a tomada de decisão de uma organização e podem ser transformados em indicadores de desempenho que viabilizam o controle e auxiliam no planejamento de estratégias. Foram levantados 7 indicadores, dos quais a taxa de conversão de vendas e a taxa comparativa de visitas são de maior valor estratégico. Sendo assim, os sebos e livrarias do Recife podem se apropriar dos métodos de análise de uso e comportamento para mapear os clientes e se desenvolverem diante dos desafios impostos pelas tecnologias e as novas práticas dos consumidores no mercado literário.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectestudo de usuáriospt_BR
dc.subjectcomportamento informacionalpt_BR
dc.subjectindicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectlivrariapt_BR
dc.subjectsebopt_BR
dc.titleComportamento Informacional: levantamento de indicadores de desempenho a partir do estudo dos clientes de sebos e livrarias do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9662141254448815pt_BR
dc.description.abstractxResearch involves user studies as a relevant method for obtaining information that can generate indicators to measure an organization's performance. The objective was to analyze the profile of users of second-hand bookstores and bookstores in Recife, and develop a list of performance indicators to achieve the best results in these organizations. This is a qualitative-quantitative case study that presents a strategic analysis of the profile of second-hand bookstores and bookstores users based on information collected via an electronic form sent to second-hand bookstores and bookstores in Recife; A survey of the main indicators for improving the organizational performance of these companies is also carried out. The results indicate that the use of the principles of information science user studies are effective methods in collecting information relevant to an organization's decision-making and can be transformed into performance indicators that enable control and assist in planning strategies. 7 indicators were collected, of which the sales conversion rate and the comparative visit rate are of greatest strategic value. Therefore, second-hand bookstores and bookstores in Recife can use usage and behavior analysis methods to map customers and develop in the face of challenges posed by technologies and new consumer practices in the literary market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jose Mateus Albuquerque dos Santos.pdf698,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons