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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56912

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Edjane de Oliveira Silva-
dc.date.accessioned2024-07-23T13:56:37Z-
dc.date.available2024-07-23T13:56:37Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Edjane de Oliveira Silva. Sequências didáticas à luz da teoria das situações didáticas: o caso de estudantes com TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56912-
dc.description.abstractO principal interesse do presente trabalho foi investigar o processo de aprendizagem matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, para isso, traçamos como objetivo principal a construção de sequências didáticas em matemática à luz da teoria das Situações Didáticas. Essa teoria foi desenvolvida por Brousseau, que foi nosso principal aporte teórico. Além desse, também utilizamos a teoria histórico-cultural desenvolvida por Vigotski. Para atender o objetivo principal estruturamos nosso trabalho no formato Multipaper, para isso desenvolvemos três artigos distintos. O primeiro desenvolveu um mapeamento de estudos científicos sobre sequências didáticas em matemática para estudantes com TEA, o segundo artigo fizemos a construção das sequências matemáticas pensadas para dois estudantes que forma os participantes da nossa pesquisa, e o terceiro artigo foi a aplicação das sequências, observando as condições e restrições dessas no processo de aprendizagem dos estudantes. Para isso, utilizamos caminhos metodológicos diversificados, os três artigos são do tipo qualitativo com abordagem exploratória. O primeiro foi uma pesquisa bibliográfica e os outros dois estudos de caso. Os dois últimos artigos foram desenvolvidos em uma escola pública municipal de tempo integral da cidade de Caruaru-PE. Os participantes da pesquisa foram dois alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental em séries distintas, ambos são diagnosticados com autismo por meio de laudo médico. Em nosso estudo, pudemos observar que as sequências didáticas foram benéficas quando pensadas e elaboradas atendendo alguns critérios como: linguagem acessível, atividades adequadas ao nível de conhecimento e habilidades do estudante, materiais manipuláveis, temas do interesse do estudante e proximidade com sujeito que ensina. Também pudemos observar a importância da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) tanto no processo de inclusão como de aprendizagem desses estudantes. O AEE representa um espaço potenciador das habilidades dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleSequências didáticas à luz da teoria das situações didáticas : o caso de estudantes com TEApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6423430020123615pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe main interest of the present work is to investigate the process of mathematical learning with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in mathematics classes, for this, we outline as main objective the construction of mathematical didactic sequences in the light of the theory of Didactic Situations. This theory was developed by Brousseau and will be our main contribution, as well as the historical-cultural theory developed by Vygotsky. We structured our work in the Multipaper format, for this we developed three different articles, the first will develop a mapping of scientific studies on mathematical didactic sequences for students with ASD, the second article we will do the construction of the mathematical sequences designed for two students who will be the subjects of our research, and the third article will be the application of the sequences observing the conditions and restrictions of these in the learning process of the subjects. In this way, we use different methodological paths.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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