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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56928
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEREZ, Danyel Elias da Cruz | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Fernanda Gabriela Delfino Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T14:57:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T14:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fernanda Gabriela Delfino Ferreira. Desenvolvimento e validação de um aplicativo digital para ensino da patologia oral e áreas afins. 2024. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56928 | - |
dc.description.abstract | A Patologia Oral é a especialidade Odontológica que estuda as alterações do complexo buco- maxilo-facial e estruturas anexas através dos aspectos histopatológicos. Porém, ela é consi- derada desafiadora por muitos estudantes. Neste contexto, as tecnologias digitais podem ser facilitadoras no processo de aprendizagem dos discentes. Os aplicativos para smartphones se apresentam como ferramentas que, quando alinhadas com as perspectivas de ensino, podem obter resultados positivos para o aprendizado. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um aplicativo para smartphone com funcionalidades para auxiliar os alunos de gradu- ação em Odontologia no estudo do diagnóstico oral. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa de caráter tecnológico. A pesquisa se desenvolveu em três etapas: de- senvolvimento do aplicativo móvel, validação do aplicativo por professores de Patologia Oral, Radiologia Odontológica e Estomatologia e análise dos dados. O aplicativo é constituído por mais de 50 lesões distribuidas em onze grupos. Cada lesão possui um referencial teórico com a descrição das características clínicas, radiográficas e histopatológicas e o tratamento pre- conizado. Também estão disponíveis as imagens clínica, radiográfica e a lâmina digital das lesões. O aplicativo foi desenvolvido e disponibilizado para download na PlayStore®. A valida- ção foi realizada por oito professoras de graduação em Odontologia por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado. Utilizou-se o índice de validação de conteúdo (IVC), sendo considerado como válido o quesito que obtivesse o IVC >0,8. O "Guia de Patologia Oral"foi validado com um IVC variando entre 0,87 e 1. Enquanto que, o IVC geral, foi de 0,92. A avaliação positiva do aplicativo demonstra que o mesmo poderá contribuir para o desenvol- vimento acadêmicos dos estudantes pois é uma ferramenta válida e com boa aceitação pelos professores de graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Patologia Bucal | pt_BR |
dc.subject | Educação em Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos Móveis | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e validação de um aplicativo digital para ensino da patologia oral e áreas afins | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5829248770729505 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6032731044884103 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Odontologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Oral pathology is the dental specialty that studies alterations in the oral and maxillofacial complex and attached structures through histopathological aspects. However, it is considered challenging by many students. In this context, digital technologies can facilitate the learning process for students. Smartphone apps are tools that, when aligned with teaching perspectives, can achieve positive learning results. The aim of this work was to develop and validate a smartphone application with functionalities to help undergraduate dental students study oral diagnosis. This is a descriptive study with a qualitative, technological approach. The research was carried out in three stages: development of the mobile app, validation of the app by teachers of Oral Pathology, Dental Radiology and Stomatology, and data analysis. The app consists of more than 50 lesions divided into eleven groups. Each lesion has a theoretical reference with description, clinical, radiographic and histopathological characteristics and recommended treatment. Clinical and radiographic images and digital slides of the lesions are also available. The app was developed and made available for download on the PlayStore®. Validation was carried out by eight undergraduate dental professors using a semi-structured questionnaire. The content validation index (CVI) was used, and any question with a CVI >0,8 was considered valid. The "Guia de Patologia Oral" was validated with a CVI ranging from 0,87 to 1, while the overall CVI was 0,92. The positive evaluation of the application shows that it can contribute to students’ academic development, as it is a valid tool that is well accepted by undergraduate teachers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Odontologia |
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