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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56956

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Título: Pensamento afrodiaspórico nos processos formativos no curso de licenciatura em música
Autor(es): LIMA, Cleydson Luan Amancio de
Palavras-chave: Formação Docente; Relações étnico-raciais; Pensamento afrodiaspórico; Licenciatura em Música
Data do documento: 18-Dez-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Cleydson Luan Amancio de. Pensamento afrodiaspórico nos processos formativos no curso de licenciatura em música. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral investigar como os saberes e pensamentos afrodiaspóricos se articulam nos percursos formativos na Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia. Os objetivos específicos focaram em analisar as bases epistemológicas negras afro-brasileiras e afrodiaspóricas presentes na formação docente, na compreensão de como as experiências, aprendizados e atividades desenvolvidas nos componentes curriculares na formação docente podem ser entendidas nas perspectivas epistemológicas afro-brasileiras e afrodiaspóricas, na identificação das visões e pensamentos dos/as professores/as e alunos sobre as discussões das relações raciais (afro-brasileira) com o ensino de música. Utilizou-se a abordagem qualitativa, fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, que foi coletado dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes. Nas abordagens da investigação, primou-se a pesquisa documental, a qual analisou a Matriz Curricular, Projeto Pedagógico de Curso, Trabalhos de Conclusão e relatórios de estágio, por meio de observações das persistências e dos avanços em relação aos traços coloniais e inviabilização do pensamento afrodiaspórico, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por intermédio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. Além disso, o estudo explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, a incluir sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. Dessa maneira, foram identificadas algumas práticas que incluem o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto Instrumental, a qual vivencia os ritmos afro-baianos, entendendo-se para a análise dos avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Em síntese, foi compreendido que a inclusão do pensamento afrodiaspórico nos percursos formativos da UFBA oferece contribuições valiosas, que enriquecem não apenas a formação dos estudantes, mas também amplia horizontes culturais e artísticos dos futuros professores/as de música. Apesar dos avanços atuais, é relevante reconhecer os traços coloniais que ainda estão nos processos formativos do curso, convivendo com as ações e atividades que tratam dos conhecimentos afrodiaspóricos no Curso de Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56956
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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