Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56976

Compartilhe esta página

Título: Experiências e práticas de ensino e aprendizagem em ciências e biologia : o professor, o TILS e o estudante surdo, três sujeitos, três narrativas e um enredo, a pandemia do COVID-19
Autor(es): PIZZOLATTO, Vitor Augusto
Palavras-chave: Educação dos surdos; Ciência - Estudo e ensino
Data do documento: 21-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PIZZOLATTO, Vitor Augusto. Experiências e práticas de ensino e aprendizagem em ciências e biologia: o professor, o TILS e o estudante surdo, três sujeitos, três narrativas e um enredo, a pandemia do COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação é o resultado de um processo de desconstrução e reconstrução de conhecimentos, experiências e práticas. Também reflete o esforço em destacar as questões e lacunas no campo educacional que afetaram o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos durante um período de desafios sociais, políticos, culturais, históricos, econômicos e educacionais. A pesquisa se propôs a olhar para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos pela perspectiva da inclusão educacional. Dito isso, essa dissertação surgiu da inquietação que se tornou o problema de investigação: como se deu o conjunto de ações de professores de Ciências e/ou Biologia e TILS de modo a viabilizar a aprendizagem do estudante surdo, considerando a ruptura dos caminhos metodológicos do processo de ensino e aprendizagem em decorrência do ensino remoto, tendo em vista as percepções da tríade de sujeitos que nele estão envolvidos: o professor de Ciências e/ou Biologia, o Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (TILS) e especialmente o estudante surdo? Considerando o problema de pesquisa, assumimos por objetivo: investigar, a partir das experiências de professores, TILS e estudantes surdos, as dimensões do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos de escolas da educação básica de Pernambuco, nos componentes curriculares de Ciências e Biologia, no recorte correspondente ao período da pandemia COVID-19 (2020 – 2021). Para tanto, propomos como caminho metodológico: uma pesquisa qualitativa, lançando mão da entrevista narrativa com educadores de Ciências e Biologia, TILS e estudantes surdos de escolas da rede estadual, que vivenciaram o ensino remoto durante a pandemia. Em vista disso, o corpus empírico levantado foi analisado qualitativamente, valendo- se da análise por triangulação de métodos. Como resultado, a análise das estratégias e recursos didáticos e/ou tecnológicos empregados por educadores e TILS no ensino de surdos, juntamente com a identificação das dificuldades enfrentadas por esses profissionais e pelos estudantes surdos durante a pandemia, proporcionou uma compreensão das lacunas presentes no processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares de Ciências e Biologia durante esse período específico. Essa investigação não apenas lançou luz sobre os desafios enfrentados por educadores, TILS e estudantes surdos, mas também destacou as vulnerabilidades e desigualdades na inclusão desses estudantes, evidenciando que tais questões já existiam antes da pandemia e se tornaram mais pronunciadas com a suspensão temporária das atividades presenciais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56976
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vitor Augusto Pizzolatto.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons