Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56984

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Climério de Oliveira-
dc.contributor.authorMORAES, Sidcléa Marques Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2024-07-25T13:13:04Z-
dc.date.available2024-07-25T13:13:04Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationMORAES, Sidcléa Marques Cavalcanti de. A MULHER QUE TOCA FORRÓ: relações de gênero e performance musical de cantoras e instrumentistas/Socorro & Mazé, Terezinha do Acordeon e As Januárias. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56984-
dc.description.abstractO forró tornou-se um símbolo identitário e de pertencimento sociocultural, um gerador de sociabilidades, de compartilhamentos de ideias, sentimentos, visões de mundo. Sua poesia decanta a festa, a saudade, o romance, a comida e costumes de um povo. Contudo, tem sido também um ambiente de disputas, de embates e de desigualdade de gêneros. Nas letras de suas canções podemos encontrar pensamentos e posicionamentos de opressão, como o machismo, o sexismo e a objetificação da mulher, exercendo influência direta e indiretamente nas relações do contexto do forró. Estes aspectos me levaram a desenvolver junto ao PPGM/UFPE uma investigação que pudesse sanar minhas inquietações sobre este tema. Desta forma, como objetivo principal, este trabalho investigou quais as implicações entre as relações de gênero e a performance musical da mulher que toca forró. Enquanto objetivos específicos: analisei o espaço e a atuação da mulher musicista atualmente no ambiente sociocultural do forró; busquei compreender a atuação de mulheres no decurso histórico do forró desde os anos de 1940; averiguei a relação do forró com a formação musical das artistas; examinei quais as principais influências que trouxeram essas mulheres musicistas para a prática do forró; e investiguei e analisei as relações de gênero e problemas implicados (machismo, preconceito, conflitos, etc.) no ambiente da performance musical. Para tal, além de pesquisa historiográfica e bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo etnográfico em que acompanhei a performance e colhi depoimentos das musicistas pernambucanas Socorro & Mazé, As Januárias e Terezinha do Acordeon, dentro do período em que esta pesquisa foi realizada, com intenção justamente de compreender o processo de inserção da mulher musicista no contexto sociocultural do forró. A fundamentação teórica foi construída a partir da visão de autoras como Lucy Green, pioneira em estudos sobre música e gênero, e Ellen Koskoff, que defende a necessidade de uma etnomusicologia feminista. Para análise das letras de canções, embasei-me também a noções desenvolvidas por Antonio Candido. Por fim, pude entender este cenário, no qual as mulheres ocupam um ambiente que, culturalmente, não é aceito pelo patriarcado, e que, a partir de sua performance, se cria um confronto/enfrentamento, ressignificando este mesmo espaço, quebrando, mesmo que momentaneamente, ideias de cunho machistas e sexistas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSocorro & Mazépt_BR
dc.subjectTerezinha do Acordeonpt_BR
dc.subjectAs Januáriaspt_BR
dc.subjectrelações de gêneropt_BR
dc.subjectforrópt_BR
dc.titleA MULHER QUE TOCA FORRÓ : relações de gênero e performance musical de cantoras e instrumentistas/Socorro & Mazé, Terezinha do Acordeon e As Januáriaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9621775105505865pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312331165383856pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxForró has become a symbol of identity and socio-cultural belonging, a generator of sociability, of sharing ideas, feelings, and worldviews. His poetry decants the festivities, the longing, the romance, the food and customs of a people. However, it has also been an environment of disputes, clashes and gender inequality. In the lyrics of his songs we can find thoughts and positions of oppression, such as machismo, sexism and the objectification of women, exerting direct and indirect influence on the forró context. These aspects led me to develop an investigation with the PPGM/UFPE that could solve my concerns about this topic. Thus, as the main objective, this work investigated the implications between gender relations and the musical performance of women who play forró. As specific objectives: I analyzed the space and the performance of women musicians currently in the sociocultural environment of forró; I sought to understand the role of women in the historical course of forró since the 1940s; I investigated the relationship between forró and the musical training of the artists; I examined the main influences that brought these women musicians to the practice of forró; and investigated and analyzed the gender relations and problems involved (sexism, prejudice, conflicts, etc.) in the environment of musical performance. To this end, in addition to historiographical and bibliographical research, an ethnographic fieldwork was carried out in which I accompanied the performance and collected testimonies from the Pernambuco musicians Socorro & Mazé, As Januárias and Terezinha do Acordeon within the period in which this research was carried out, with the intention precisely of understanding the process of insertion of women musicians in the sociocultural context of forró. The theoretical foundation was built from the vision of authors such as Lucy Green, a pioneer in music and gender studies, and Ellen Koskoff, who defends the need for a feminist ethnomusicology. To analyze the song lyrics, I was also based on notions developed by Antonio Candido. Finally, I was able to understand this scenario, in which women occupy an environment that, culturally, is not accepted by the patriarchy, and that, from their performance, a confrontation/confrontation is created, resignifying this same space, breaking, even if momentarily, sexist and sexist ideas.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Sidcléa Marques Cavalcanti de Moraes.pdf4,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons