Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56995

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria das Graças-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Eduarda Silva dos-
dc.date.accessioned2024-07-25T14:14:15Z-
dc.date.available2024-07-25T14:14:15Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-05-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda Silva dos. Educação sob a ótica do Capital: fundamentos político-pedagógicos da Reforma do Ensino Médio (Lei n° 13.415/17). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56995-
dc.description.abstractO presente estudo busca adentrar-se nas discussões referente às políticas educacionais brasileiras, tendo como enfoque a reforma do Novo Ensino Médio (Lei n° 13.415/17), redigida durante o mandato de Michel Temer. A proposta, inicialmente apresentada pela Medida Provisória N° 746/16, gerou controvérsias ao flexibilizar o currículo e eliminar disciplinas como Filosofia e Sociologia, dentre outras mudanças relacionadas ao Ensino Médio. Mais adiante, a MP foi transformada na Lei n° 13.415/17, responsável por alterar a LDB/96 e por regular o Fundeb. Com isso, tem-se como principal objetivo compreender os fundamentos político-pedagógicos contidos na proposta de reforma do Ensino Médio, com ênfase na contextualização socioeconômica e política que levou a sua implantação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, explorando a relação entre educação, neoliberalismo e o desenvolvimento das políticas educacionais. Desse modo, embora a justificativa para a elaboração e incorporação da medida em questão apresenta-se como uma alternativa para aumentar a autonomia dos estudantes e reduzir o índice de evasão escolar, foi possível identificar que a reforma negligencia a realidade das escolas públicas e a diferença entre a qualidade do ensino oferecido a classe trabalhadora e a classe dominante. Portanto, o Novo Ensino Médio configura-se como mais uma estratégia por parte do Capital para promover o empobrecimento da população e ampliar a desigualdade social.pt_BR
dc.format.extent65pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleEducação sob a ótica do Capital: fundamentos político-pedagógicos da Reforma do Ensino Médio (Lei n° 13.415/17).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370572660294004pt_BR
dc.description.abstractxThe present study seeks to enter into discussions regarding Brazilian educational policies, focusing on the reform of the New Secondary Education (Law No. 13,415/17), written during Michel Temer's mandate. The proposal, initially presented by Provisional Measure No. 746/16, generated controversy by making the curriculum more flexible and eliminating subjects such as Philosophy and Sociology, among other changes related to High School. Later, the MP was transformed into Law No. 13,415/17, responsible for amending LDB/96 and regulating Fundeb. With this, the main objective is to understand the political-pedagogical foundations contained in the proposed reform of Secondary Education, with an emphasis on the socioeconomic and political contextualization that led to its implementation. To this end, bibliographical and documentary research was carried out, exploring the relationship between education, neoliberalism and the development of educational policies. Thus, although the justification for the elaboration and incorporation of the measure in question presents itself as an alternative to increase student autonomy and reduce the school dropout rate, it was possible to identify that the reform neglects the reality of public schools and the difference between the quality of education offered to the working class and the dominant class. Therefore, the New Secondary Education is configured as another strategy on the part of Capital to promote the impoverishment of the population and increase social inequality.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadas::Serviço Socialpt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1747853991109365pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf549 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons