Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56995
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria das Graças | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Maria Eduarda Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T14:14:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T14:14:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Eduarda Silva dos. Educação sob a ótica do Capital: fundamentos político-pedagógicos da Reforma do Ensino Médio (Lei n° 13.415/17). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56995 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo busca adentrar-se nas discussões referente às políticas educacionais brasileiras, tendo como enfoque a reforma do Novo Ensino Médio (Lei n° 13.415/17), redigida durante o mandato de Michel Temer. A proposta, inicialmente apresentada pela Medida Provisória N° 746/16, gerou controvérsias ao flexibilizar o currículo e eliminar disciplinas como Filosofia e Sociologia, dentre outras mudanças relacionadas ao Ensino Médio. Mais adiante, a MP foi transformada na Lei n° 13.415/17, responsável por alterar a LDB/96 e por regular o Fundeb. Com isso, tem-se como principal objetivo compreender os fundamentos político-pedagógicos contidos na proposta de reforma do Ensino Médio, com ênfase na contextualização socioeconômica e política que levou a sua implantação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, explorando a relação entre educação, neoliberalismo e o desenvolvimento das políticas educacionais. Desse modo, embora a justificativa para a elaboração e incorporação da medida em questão apresenta-se como uma alternativa para aumentar a autonomia dos estudantes e reduzir o índice de evasão escolar, foi possível identificar que a reforma negligencia a realidade das escolas públicas e a diferença entre a qualidade do ensino oferecido a classe trabalhadora e a classe dominante. Portanto, o Novo Ensino Médio configura-se como mais uma estratégia por parte do Capital para promover o empobrecimento da população e ampliar a desigualdade social. | pt_BR |
dc.format.extent | 65 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.title | Educação sob a ótica do Capital: fundamentos político-pedagógicos da Reforma do Ensino Médio (Lei n° 13.415/17). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1370572660294004 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study seeks to enter into discussions regarding Brazilian educational policies, focusing on the reform of the New Secondary Education (Law No. 13,415/17), written during Michel Temer's mandate. The proposal, initially presented by Provisional Measure No. 746/16, generated controversy by making the curriculum more flexible and eliminating subjects such as Philosophy and Sociology, among other changes related to High School. Later, the MP was transformed into Law No. 13,415/17, responsible for amending LDB/96 and regulating Fundeb. With this, the main objective is to understand the political-pedagogical foundations contained in the proposed reform of Secondary Education, with an emphasis on the socioeconomic and political contextualization that led to its implementation. To this end, bibliographical and documentary research was carried out, exploring the relationship between education, neoliberalism and the development of educational policies. Thus, although the justification for the elaboration and incorporation of the measure in question presents itself as an alternative to increase student autonomy and reduce the school dropout rate, it was possible to identify that the reform neglects the reality of public schools and the difference between the quality of education offered to the working class and the dominant class. Therefore, the New Secondary Education is configured as another strategy on the part of Capital to promote the impoverishment of the population and increase social inequality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas::Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1747853991109365 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 549 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons