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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56999

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Kelvin Lopes-
dc.contributor.authorBARBOSA, Maria Katarine Santana-
dc.date.accessioned2024-07-25T14:23:52Z-
dc.date.available2024-07-25T14:23:52Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Katarine Santana. Deep-Ho5GAero: Handover inteligente em redes de estações rádio-base 5G aéreas montadas em UAVs: uma abordagem baseada em aprendizado profundo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56999-
dc.description.abstractRecentemente, os Veículos Aéreos Não Tripulados ( Unmanned Aerial Vehicles - UAVs) também estão assumindo a função de estações rádio-base aéreas, denominadas UAV-BS, via- bilizando conectividade a usuários terrestres independentemente da infraestrutura celular tra- dicional. Espera-se que nas redes 5G atuais e nos futuros sistemas 6G, tais UAV-BSs formem redes aéreas para prover acesso sem fio ubíquo em áreas remotas, desassistidas pelas opera- doras ou zonas rurais, conectividade sem fio confiável para equipes de resgate em cenários de desastre, mais oportunidades de conectividade para carros conectados/autônomos e para os Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS - Intelligent Transportation System), estendam e melhorem o sinal na borda da cobertura celular de BSs terrestres e, por fim, UAV-BSs podem ser empregados em áreas urbanas densas ou grandes eventos e shows. Manter a continuidade do serviço para os usuários terrestres atendidos por uma rede de UAV-BSs, em particular, ga- rantir QoS/QoE durante o procedimento de handover, é ainda mais desafiador para tais redes aéreas do que para as redes celulares terrestres pelos seguintes motivos: tanto as UAVs-BSs quanto os usuários terrestres podem estar em movimento, UAV-BS têm limitações de energia, a cobertura celular de UAV-BSs é reduzida, o que pode aumentar o efeito ping-pong e, por fim, os UAV-BSs vizinhos podem interferir na comunicação da UE com o UAV-BS servidora. Esta dissertação fornece uma análise de diferentes algoritmos de aprendizado profundo para resolver o problema de mobilidade e propõe estratégias de handover inteligentes para uma rede de UAV-BSs. Primeiramente, um canal de rádio ar-terra 5G é modelado. Em seguida, a dissertação propõe estratégias de aprendizado profundo supervisionado para gerenciamento de handover baseadas em Recurrent Neural Network - RNN, Gated Recurrent Unit - GRU e Long Short-Term Memory - LSTM para previsões de trajetória e sinal. Finalmente, uma estratégia de Deep Reinforcement Learning (Double Deep Q-Network - DDQN) sensível ao contexto, que combina mobilidade e parâmetros de rede, é elaborada. O estudo foi realizado com base em simulações de eventos discretos. A rede UAV-BS e mecanismos relacionados foram implementados por meio da adição de novos módulos e extensões das bibliotecas 5G Stand Alone(SA) do simulador OMNeT++. Os resultados indicam a eficácia e superioridade da proposta quando comparada ao procedimento de handover convencional de redes 5G e a soluções presentes em trabalhos relacionados que abordam sistemas UAV-BS em aproxi- madamente 75% menos pacotes perdidos e uma diminuição de 7% em relação ao atraso. Além disso, ao utilizar UAV-BS, obteve-se uma melhora de 31% nos indicadores de qualidade de canal (Channel Quality Indicator - CQI) e de aproximadamente 140% nos indicadores de interferência e ruídos (Signal-to-Interference-plus-Noise Ratio - SINR).pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes de computadores e Sistemas distribuídospt_BR
dc.subjectVeículos aéreos não tripuladospt_BR
dc.subjectRedes 5Gpt_BR
dc.subjectHandoverpt_BR
dc.titleDeep-Ho5GAero: Handover inteligente em redes de estações rádio-base 5G aéreas montadas em UAVs : uma abordagem baseada em aprendizado profundopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8601982149359807pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8664169441117482pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxRecently, Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) have been envisioned as aerial base stations, UAV-BS, serving ground users independently from the traditional cellular infrastructure. It is expected that in current 5G and future 6G networks such UAV-BSs can form Aerial Net- works to provide ubiquitous connectivity in remote, underserved, or rural areas, provide reliable wireless access to rescue teams in disaster scenarios, assist connected cars, ITS (Intelligent Transportation System) and IoT (Internet of Things) applications, extend and improve signal in the border of cell coverage of terrestrial BSs or yet UAV-BSs can be employed in dense urban areas or crowded events and shows. Keeping service continuity for ground users assisted by a network of UAV-BSs, particularly, the handover procedure, is even more challenging than the support required by the terrestrial cellular networks since both UAVs-BS and ground users may be on the move, UAV-BS are energy-constrained, the cell coverage is smaller which may increase the ping-pong effect, and neighboring UAV-BSs may interfere on the UE’s communi- cation with the serving UAV-BS. This dissertation provides an analysis of various deep learning algorithms to address the mobility issue and proposes intelligent handover strategies for a net- work of UAV-BSs. Firstly, a 5G Air-to-Ground radio channel is modeled. Next, the dissertation proposes supervised deep learning strategies for handover management based on. Recurrent Neural Network - RNN, Gated Recurrent Unit – GRU, and Long Short-Term Memory - LSTM for trajectory and signal predictions. Finally, a context-sensitive Deep Reinforcement Learning (Double Deep Q-Network - DDQN) strategy, which combines mobility and network parame- ters, is devised. The study was carried out via simulation. The UAV-BS network and related mechanisms were implemented by adding new modules and extending the 5G Stand Alone (SA) libraries of the OMNeT++ simulator. The results indicate the effectiveness and superi- ority of the proposal when compared to the conventional handover procedure for 5G networks and solutions present in related works that address UAV-BS systems in approximately 75% fewer lost packets and a reduction of 7% in relation to the delay. Furthermore, when using UAV-BS, an improvement of 31% in Channel Quality Indicator and approximately 140% in Signal-to-Interference-plus-Noise Ratio.pt_BR
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