Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57052

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Ana Cristina Lauer-
dc.contributor.authorSILVA, Lídia Maria Freitas da-
dc.date.accessioned2024-07-26T22:39:15Z-
dc.date.available2024-07-26T22:39:15Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-07-25-
dc.identifier.citationSILVA, Lídia Maria Freitas da. Desvendando a divisão celular: proposta de um modelo didático interativo com enfoque em estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57052-
dc.description.abstractA genética está presente em diversos assuntos do nosso cotidiano, seja na área da medicina, no esclarecimento de doenças e na produção de fármacos e vacinas, no melhoramento de plantas e animais para o consumo humano, ou na solução de crimes e testes de paternidade. Apesar de sua vasta aplicação e da veiculação desses assuntos na mídia, os conteúdos de genética são considerados de difícil assimilação pelos estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil. Uma das explicações é que os conteúdos desta área de ensino envolvem estruturas microscópicas e submicroscópicas que exigem alta capacidade de abstração dos estudantes. A situação se agrava quando o estudante possui Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o qual reduz a capacidade de atenção e de memorização, resultando em maior dificuldade de aprendizado. O uso de recursos didáticos lúdicos que permitam que os discentes com TDAH interajam melhor com a construção dos conhecimentos e se tornem mais participativos nas aulas pode tornar o aprendizado deste público mais eficiente. Neste trabalho são propostas a construção de dois modelos didáticos, um voltado ao comportamento dos cromossomos durante o ciclo celular mitótico e outro sobre a meiose. A indicação é que os modelos sejam confeccionados pelos estudantes com TDAH durante as aulas de genética do ensino médio. Para auxiliar a construção dos modelos foram produzidas duas videoaulas, uma para a mitose e outra para a meiose. Nas videoaulas foram indicados pontos de pausa para que os alunos possam produzir o modelo enquanto recebem as instruções. Para a construção dos modelos foram utilizados materiais de baixo custo como círculos de papelão, canetas hidrográficas e massa de modelar. Ao final das videoaulas foram apresentadas perguntas de múltipla escolha para que o aprendizado dos estudantes possa ser avaliado. Embora os modelos aqui apresentados tenham sido pensados especialmente para estudantes com TDAH, estes também podem ser aplicados para discentes sem essa deficiência. Espera-se que os modelos propostos tornem o processo de ensino de genética mais eficiente e prazeroso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCitogenéticapt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectMeiosept_BR
dc.subjectMitosept_BR
dc.titleDesvendando a divisão celular: proposta de um modelo didático interativo com enfoque em estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563243377799793pt_BR
dc.description.abstractxGenetics is present in many issues in our lives, in the area of medicine, in clarifying diseases and in the production of drugs and vaccines, in improving plants and animals for human consumption, or in solving crimes and paternity tests. Despite its wide application and the coverage of these subjects in the media, genetics content is considered difficult for middle and high school students in Brazil. One of the explanations is that the contents of this teaching area involve microscopic and submicroscopic structures that require high abstraction capacity from students. The situation worsens when the student has Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), which reduces attention and memorization capacity, resulting in greater learning difficulties. The use of didactic models that allow students with ADHD to interact better with the construction of knowledge and become more participative in classes can make learning for this audience more efficient. This work proposes the construction of two didactic models, one focused on the behavior of chromosomes during the mitotic cell cycle and the other on meiosis. The recommendation is that the models are made by students with ADHD during high school genetics classes. To assist in the construction of the models, two video lessons were produced, one for mitosis and the other for meiosis. In the video classes, pause points were indicated so that students could produce the model while receiving instructions. To build the models, low-cost materials such as cardboard circles, felt-tip pens and modeling clay were used. At the end of the video classes, multiple-choice questions were presented so that students' learning could be assessed. Although the models presented here were designed especially for students with ADHD, they can also be applied to students without this disability. It is expected that the proposed models will make the genetics teaching process more efficient and enjoyable.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lídia Maria Freitas da Silva.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons