Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57067
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | MONTE JÚNIOR, Telmo Alexandre do | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T14:22:25Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T14:22:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-28 | - |
dc.identifier.citation | MONTE JÚNIOR, Telmo Alexandre do. Metodologias ativas e o ensino remoto emergencial em Geografia no Recife (PE). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso.(Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57067 | - |
dc.description.abstract | Passaram-se dois anos desde março de 2020, quando a pandemia de Covid-19, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, desde então, devido a série de confinamentos e o distanciamento social exigido, intensificou-se o uso de tecnologias digitais no campo educacional por meio do Ensino Remoto Emergencial. Este presente trabalho tem como objetivo geral investigar o uso de Metodologias Ativas e das Redes Digitais nas práticas de ensino dos Professores de Geografia da Educação Básica, em particular na cidade do Recife/PE. A pesquisa caracterizou-se pela descrição realizada a partir da análise de questionários preenchidos por professores da Educação Básica do Recife, os quais relataram os seus conhecimentos acerca das Metodologias Ativas e as principais dificuldades e facilidades encontradas em suas aulas remotas no período da pandemia de Covid-19. Foi possível concluir que entre os problemas mais relatados foram o impacto do período na saúde mental e também a dificuldade em reter a atenção dos alunos em salas de aulas virtuais. Por outro lado, entre as facilidades decorrentes do ERE relatadas destacam-se o suporte técnico da plataforma UNIREC da prefeitura do Recife, e o encurtamento das distâncias entre trabalho/escola e residência do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Propostas Didáticas | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas e o ensino remoto emergencial em Geografia no Recife (PE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2604049938459997 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A little less than two years have passed since March 2020, when the Covid-19 pandemic was declared by the World Health Organization, since then, due to the necessary social distance, the use of digital technologies in the field, especially in education, has intensified, through Emergency Remote Teaching. This situation has an irreparable impact on the field of education, affecting a whole generation of students and teachers. The object of study of this research is a relationship between Active Methodologies and Emergency Remote Teaching in Geography. Therefore, this research had as general objective to investigate the use of Active Methodologies and Digital Networks in the teaching practices of Geography Teachers of Basic Education, particularly in the city of Recife/PE, and its repercussions in the construction of learning through interdisciplinary didactic propositions. Thus, the present one is characterized from the description carried out from the basic analysis of Recife, which I research all the Active studies as main solutions and facilities and in its remote classes from the period of Education. Covid-19 pandemic. It was possible to think that the geography teachers in the municipality are concerned about basic research on Covid-19, and also see the difficulties in retaining students' attention in virtual classrooms. On the other hand, among the distance measures of the ERE reported, the technical support of the UNIREC platform of the city of Recife, the shortening of the facilities between work/school stand out. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7326-5892 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Telmo-Alexandre-do-Monte-Junior(ok).pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons