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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57068

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAUTERT, Sintria Labres-
dc.contributor.authorSILVA, Aryelle Patrícia da-
dc.date.accessioned2024-07-29T14:23:36Z-
dc.date.available2024-07-29T14:23:36Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationSILVA, Aryelle Patrícia da. Estudo exploratório sobre a noção de lucro com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57068-
dc.description.abstractDentre as diversas possibilidades de apreensão dos conceitos financeiros, a ideia de lucro seria uma das mais relevantes na formação inicial, pois colabora na articulação de outros conceitos econômicos, sendo fundamental para o desenvolvimento de competências na administração do pensamento financeiro. Partindo da perspectiva teórica dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1985), o presente estudo teve como objetivo geral examinar a compreensão de lucro frente a situações financeiras de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Recife. Como objetivos específicos buscou (i) verificar que elementos do mundo financeiro são mobilizados pelos participantes em situações de julgamento envolvendo a noção de lucro; (ii) identificar que fatores são levados em consideração quando se é solicitado a avaliar um valor de venda que gere lucro; (iii) avaliar se há diferenças de raciocínio apresentadas pelos participantes quando submetidos a situações de lucro de produto e de serviço. Para isso, 80 estudantes frequentando o 3o e o 5o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Recife foram entrevistados individualmente, sendo 40 de cada ano escolar. Eles foram solicitados a resolverem dois blocos de atividades, a saber: Bloco 1, foi proposta uma situação envolvendo a associação da palavra lucro com outras palavras, na qual as crianças eram solicitadas a “pensar alto” sobre palavras associadas à noção de lucro. Posteriormente, Bloco 2, foram apresentadas atividades que envolveram seis situações de julgamento sobre situações de lucro, sendo três situações sobre a venda de produtos e três situações sobre a venda de serviços. A análise dos dois blocos de situações envolveu a avaliação do desempenho dos dois grupos participantes, e posteriormente, sobre as justificativas fornecidas por cada estudante. No Bloco 1, para a análise de desempenho, foram implementadas três análises. A primeira análise realizou a identificação das palavras evocadas pelos participantes quando questionados sobre as cinco palavras associadas à lucro. A segunda análise, investigou de forma mais minuciosa a primeira palavra evocada. Já para a análise das justificativas, no Bloco 1, foram analisados e categorizados três tipos de respostas dadas pelos participantes à primeira palavra evocada. No Bloco 2, foi realizada uma análise estatística, envolvendo categorias de tipos de respostas, para o desempenho, distribuídas em acerto e erro. Para a análise das justificativas, foram identificados quatro tipos de raciocínios dados pelos participantes. Os resultados evidenciaram que, para o Bloco 1, tanto o 3o ano quanto o 5o ano associaram predominante lucro à palavra dinheiro e que os participantes do 5o obtiveram uma variedade maior de associação de palavras relacionadas ao contexto financeiro, comparados ao 3o ano, além de explicitar melhor o raciocínio operado nas justificativas fornecidas para a primeira palavra evocada. Para o Bloco 2, os participantes do 5o ano também apresentaram um desempenho geral melhor nas situações envolvendo o julgamento de venda de produtos e serviços. Num contexto geral, houve uma maior compreensão do conceito de lucro em situações de serviço em comparação com situações de produto nos dois anos escolares, embora o 5o ano tenha demonstrado um desempenho significativamente maior que o 3o ano nas duas situações propostas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectFormação de conceitospt_BR
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectNoção de lucropt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleEstudo exploratório sobre a noção de lucro com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3677576201120238pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1825422952986771pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe idea of profit could be one of the most relevant in initial training because, among the different possibilities for understanding financial concepts, it helps in the articulation of other economic concepts, being fundamental for the development of skills in managing financial thinking. The general objective of this study, based on the theoretical perspective of Conceptual Fields (Vergnaud, 1985), is to examine the understanding of the concept of profit by children in the initial years of Elementary School in public schools in the city of Recife in situations where financial concepts are used. Its specific objectives were (i) to verify which elements of the financial world are accessed by participants judging situations that involve the notion of profit; (ii) identify what factors are taken into consideration when they are asked to evaluate a profit-generating sales value; (iii) evaluate whether there are differences in reasoning presented by participants when they are subjected to situations that deal with profit from a product and profit from a service. To achieve these objectives, 80 students from the 3rd and 5th year of elementary school in public schools in the city of Recife were interviewed individually, 40 from each grade. They were asked to carry out two activities, called “blocks”. Namely: Block 1 – the proposal for this situation consisted of making associations of the word “profit” with other words - The students were supposed to think out loud five words that they considered related to the notion of profit. Subsequently, Block 2 - the presentation of six situations involving people with the intention of making a profit - Participants had to judge the effectiveness of those people's decisions to make a profit, three situations about selling products and three situations about selling services. The analysis of the results of the two blocks of situations involved evaluating the performance of the two groups of participants, and subsequently, the justifications provided by each student. To analyze performance in Block 1, three analyzes were carried out. The first analysis identified the words evoked by the participants when asked about the five words associated with profit. The second analysis investigated the first word evoked in more detail. As for the analysis of justifications, in Block 1, the first words evoked by the students were analyzed and categorized into three types of responses. A statistical analysis was carried out for Block 2, comprising categories of types of responses, for performance, distributed in correct and incorrect responses. To analyze the justifications, four types of reasoning given by the participants were identified. The results showed that, for Block 1, both 3rd grade and 5th grade students predominantly associated profit with the word money and that participants in the 5th grade obtained a greater variety of word associations related to the financial context, compared to those in the 3rd grade, in addition to better explaining the reasoning used in the justifications provided for the first word evoked. For Block 2, 5th grade participants also showed a better overall performance in situations involving the judgment of selling products and services. In the general context, there was a greater understanding of the concept of profit in service situations compared to product situations in both school grades, although 5th grade students demonstrated a significantly higher performance than 3rd grade students in the two proposed situations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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