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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57078
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santoro, Savio Rossi | - |
dc.contributor.author | Vieira, Jonathas Filipe Dias | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T17:50:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T17:50:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-20 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Jonathas Filipe Dias. Percepções sobre a afetividade no ensino de música: três situações da cinematografia europeia e estadunidense. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57078 | - |
dc.description.abstract | O ensino de música ao longo do tempo tem sofrido diversas modificações na maneira de pensar as práticas pedagógicas dos educadores musicais, passando a considerar o educando como protagonista na aquisição do conhecimento musical, como formador de opinião e suas questões sociais, cultural e emocional são levadas em consideração no processo do saber e fazer música. O estudo objetivou discutir a afetividade positiva e negativa nas relações interpessoais entre educador e educando dentro da educação musical. A princípio definimos os termos afeto e afetividade de uma forma mais generalista e procuramos afunilar os conceitos dentro da psicopedagogia, tendo como base as linhas teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon conciliando com as tendências pedagógicas Liberal e Progressista apresentadas por Libâneo. Por fim, fizemos diversas reflexões dentro da educação musical, tendo como pano de fundo três filmes da cinematografia europeia e estadunidense. Correlacionamos os conceitos das práticas pedagógicas desenvolvidas na trama tendo como base os pedagogos supracitados, como também, os pedagogos musicais Suzuki e Dalcroze. Observamos que este trabalho é muito relevante para a sociedade e para a academia, haja vista que, há poucos trabalhos escritos a respeito da afetividade no ensino de música. A importância de entendermos que cada aluno aprende música numa dinâmica de tempo e maneira diferentes, faz com que o ensino com afetividade positiva seja uma saída para diversos casos de agressões físicas e psicológicas no meio do ensino de música como elucidamos neste presente trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | afetividade | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | tendências pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre a afetividade no ensino de música: três situações da cinematografia europeia e estadunidense | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4030931893428604 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6243105109219072 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Music teaching over time has undergone several changes in the way of thinking about the pedagogical practices of music educators, starting to consider the student as a protagonist in the acquisition of musical knowledge, as an opinion maker and their social, cultural and emotional issues are taken into account in the process of knowing and making music. The study aimed to discuss the positive and negative affectivity in interpersonal relationships between educator and student within music education. At first, we defined the terms affect and affectivity in a more general way and tried to narrow down the concepts within psych pedagogy, based on the theoretical lines of Piaget, Vygotsky and Wallon, reconciling with the Liberal and Progressive pedagogical trends presented by Libâneo. Finally, we made several reflections within music education, against the backdrop of three films from European and American cinematography. We correlated the concepts of the pedagogical practices developed in the plot based on the pedagogues early cited, as well as the musical pedagogues Suzuki and Dalcroze. We observed that this work is very relevant for society and for the academy, given that there are few written works about affectivity in music teaching. The importance of understanding that each student learns music in a different dynamic of time and way, makes teaching with positive affectivity a way out for several cases of physical and psychological aggression during music teaching, as we elucidate in this present work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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