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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57088

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva-
dc.contributor.authorROCHA, Marina Lins de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-07-30T11:55:22Z-
dc.date.available2024-07-30T11:55:22Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.citationROCHA, Marina Lins de Carvalho. Inclusão escolar da criança com a síndrome congênita do Zika Vírus (SCZV) no 1o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57088-
dc.description.abstractO presente estudo se propôs a investigar como uma professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem percebido a inclusão escolar da criança com a Síndrome Congênita do Zika vírus na rotina escolar, nas atividades pedagógicas na escola, nas relações sociais entre as crianças e os adultos, estando matriculada no 1o ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em uma escola municipal de ensino de Recife. Nessa perspectiva, os objetivos específicos se constituíram, em: (i) compreender qual é a concepção de inclusão escolar da professora do AEE; (ii) identificar como a professora do AEE planeja a rotina da criança com SCZv nos espaços da escola; (iii) analisar como as crianças e os adultos estabelecem relações e interações sociais com a criança com SCZv; e (iv) observar como se dão às práticas pedagógicas em sala de aula e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com essa criança. Dessa forma, nossa pesquisa se fundamentou nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1997, 2001, 2007, 2011, 2019), em que o desenvolvimento biológico e social são processos indissociáveis do desenvolvimento humano. Além disso, os estudos deste teórico sobre a Defectologia nos ajudaram a compreender a constituição da pessoa com deficiência na sociedade, reconhecendo- a como um sujeito sócio-histórico-cultural, ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Apoiamo-nos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e na atual legislação brasileira, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei n.o 13.146/2015; dentre outros documentos, de modo a afirmar a escola como um espaço de promoção e desenvolvimento da criança com deficiência no contexto de inclusão escolar. A nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tratando-se de uma abordagem histórico-cultural (Minayo, 2007). Dessa forma, optamos pelo estudo de caso (Gil, 2009), por se tratar de um delineamento de estudo e de coleta de dados que nos orientou na construção dos dados empíricos, tendo sido realizado por meio da observação participante da rotina escolar da criança com SCZv, de anotações em um caderno como suporte dos registros escritos e de videografia para registrar o cotidiano escolar da criança com SCZv na sala de aula regular. Além disso, realizamos uma entrevista guiada com a professora do AEE para compreender o universo da inclusão escolar dessa criança. As análises e interpretações dos dados foram divididas em duas propostas de análise, sendo a primeira a Análise Temática (Minayo, 2014) e a segunda, a Análise do Discurso (Charaudeau, 2019). Em linhas gerais, os resultados revelaram um complexo processo de inclusão escolar que se iniciou durante a pandemia de Covid-19 e nos mostrou como a Educação Especial tem um longo caminho para remover as barreiras atitudinais e físicas que dificultam o pleno desenvolvimento da criança com deficiência na escola, uma vez que, a partir das reflexões de Vigotski, vimos que os caminhos alternativos do desenvolvimento da criança com SCZv não foram considerados na condução da sua aprendizagem. Evidencia-se assim a importância de um trabalho articulado e colaborativo entre os professores da sala de aula regular e do AEE, por meio de um planejamento pedagógico que, de fato, possibilite à criança o acesso ao currículo e que considere as suas especificidades de aprendizagem nas atividades escolares, para que, dessa forma, estas sejam significativas, e a criança, de fato, seja incluída na escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDoenças congênitaspt_BR
dc.titleInclusão escolar da criança com a síndrome congênita do Zika Vírus (SCZV) no 1o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9091901877460698pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate how the teacher in the Specialized Educational Service (SES) classroom perceives the school inclusion process of a child diagnosed with Congenital Zika Virus Syndrome (CZVs), enrolled in the 1st year of Elementary School - Early Years from a municipal school in Recife. From this perspective, we seek to understand the conception of school inclusion of this teacher who works in school spaces, identifying how she planned this child's school routine, as well as analyzing how other children and adults established relationships and social interactions with her, observing how pedagogical practices took place in the classroom and in the Multifunctional Resources Room (MRR). Our research was based on the contributions of Vygotsky's Historical-Cultural Theory (1997, 2001, 2007, 2011 and 2019), in which biological and social development are inseparable processes of human development. This theorist's studies on Defectology helped us understand the constitution of people with disabilities in society, recognizing them as a socio-historical-cultural subject active in their own learning process. We rely on current Brazilian legislation, such as the Brazilian Law for the Inclusion of People with Disabilities - Law No. 13.146/2015 and in the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (Brazil, 2008) among other documents. The school should be a space for the promotion and development of children with disabilities in the context of school inclusion. Our research is qualitative in nature, taking a historical-cultural approach (Minayo, 2007). We opted for the case study (Gil, 2009) that guided us in the construction of empirical data, being made through participant observation of the school routine of the child with CZVs, notes in a notebook and videography to record the daily school life of the child with CZVs in the regular classroom. Furthermore, we carried out a guided interview with the SES teacher to understand the universe of this child's school inclusion. Data analyzes and interpretations were divided into two analysis proposals, the first being Thematic Analysis (Minayo, 2014) and the second Discourse Analysis (Charaudeau, 2019). In general terms, the results revealed a complex process of school inclusion that began during the Covid-19 pandemic and showed us how Special Education has a long way to remove the attitudinal and physical barriers that hinder the full development of children with disabilities at school. Based on Vygotsky's reflections, the alternative paths of development of children with CZVs were not considered when conducting their learning. This highlights the importance of articulated and collaborative work between regular classroom and SES teachers, through significant pedagogical planning that allows children access to the curriculum and considers their learning specificities in school activities, so the child is in fact included in school.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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