Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57114

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorMENDES, Lucílio Halter Sobral-
dc.date.accessioned2024-07-31T14:04:32Z-
dc.date.available2024-07-31T14:04:32Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationMENDES, Lucílio Halter Sobral. O devir do professor que ensina matemática em escolas multisseriadas do campo de Buíque-PE: afetos e subjetividades em jogo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57114-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem na Filosofia da Diferença um plano de imanência fecundo para estudar a formação de professores de matemática que atuam na Educação do Campo, pois, ela permite transitar e ter foco em discussões que envolvem as emoções e a linguagem dos corpos. A trajetória percorrida no bojo da Educação do Campo não é nova e nem recente, mas inaugura um novo paradigma de consciência na luta por políticas públicas que garantam aos trabalhadores do campo alguns direitos, entre outros, o direito à educação, e à uma escola viva onde os saberes camponeses – sejam respeitados e valorizados. Trata-se de uma pesquisa que converge para os estudos de Deleuze e Guattari, os quais apontam a Filosofia da Diferença como cerceada de multiplicidade, singularidade, devir, alteridade e subjetividade, logo consideramos estes aspectos ao estudar o professor. É uma pesquisa classificada como de campo, que por estar no plano de imanência da cartografia e da subjetividade dos sujeitos, possui uma abordagem qualitativa, com ponto de partida nos significados das experiências humanas. Os procedimentos seguirão em primeiro momento visita aos estabelecimentos escolhidos com apresentação da proposta e estudo na pesquisa pelo pesquisador e convite para participação na mesma aos professores. Posteriormente realizar-se-á entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e a construção de mapas narrativos pelos entrevistados. Os principais teóricos que são base desse estudo são: Deleuze (1997), Guattari (2014), Gallo (2007), Bovo (2011), Queiroz (2015), Rolnik (2010). Utilizamos os conceitos devir, rizoma, subjetivação, dispositivo, fora, corpo vibrátil, cartografia, linhas de forças, e territórios por serem compatíveis com a expressão das emoções a partir de vibrações corpóreas: Ao investigar o universo dos professores e sua formação a partir da filosofia da diferença, buscamos compreender a constituição de si e de suas subjetividades acerca do sujeito docente que adentra o território da Educação do Campo. Esse jogo foi muito importante por observarmos os passes e jogadas que serviram de pontapé para jogos futuros de novos estudos mais aprofundados na área da matemática na Educação do Campo. Visto que os alguns professores demonstram através dos mapas narrativos apego a uma matemática praticada e voltada para escola urbana.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleO devir do professor que ensina matemática em escolas multisseriadas do campo de Buíque-PE : afetos e subjetividades em jogopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4550650482747597pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research has in the Philosophy of Difference a fruitful immanent plan to study the training of mathematics teachers who work in Rural Education, as it allows for transit and focus on discussions that involve emotions and body language. The trajectory followed within Rural Education is neither new nor recent, but it inaugurates a new paradigm of consciousness in the fight for public policies that guarantee rural workers some rights, among others, the right to education, and to a living school where peasant knowledge – is respected and valued. This is research that converges with the studies of Deleuze and Guattari, which point out the Philosophy of Difference as limited by multiplicity, singularity, becoming, otherness and subjectivity, so we consider these aspects when studying the teacher. It is classified as field research, which, as it is in the plane of immanence of cartography and the subjectivity of the subjects, has a qualitative approach, with a starting point in the meanings of human experiences. The procedures will firstly follow a visit to the chosen establishments with presentation of the proposal and study in the research by the researcher and an invitation to teachers to participate in it. Subsequently, a semi-structured interview will be carried out, a questionnaire will be administered and narrative maps will be constructed by the interviewees. The main theorists behind this study are: Deleuze (1997), Guattari (2014), Gallo (2007), Bovo (2011), Queiroz (2015), Rolnik (2010). We use the concepts of becoming, rhizome, subjectivation, device, outside, vibrating body, cartography, lines of force, and territories because they are compatible with the expression of emotions based on bodily vibrations: When investigating the universe of teachers and their training based on philosophy of difference, we seek to understand the constitution of themselves and their subjectivities regarding the teaching subject who enters the territory of rural education. This game was very important because we observed the passes and plays that served as a starting point for future games for new, more in-depth studies in the area of mathematics in Rural Education. Since some teachers demonstrate, through narrative maps, attachment to mathematics practiced and aimed at urban schools.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucílio Halter Sobral Mendes.pdf12,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons