Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127
Compartilhe esta página
Título: | Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática : o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano |
Autor(es): | BARBOSA, Paulo Sergio |
Palavras-chave: | Educação - Matemática; Didática; Contrato didático; Polinômios |
Data do documento: | 22-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOSA, Paulo Sérgio. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática: o caso do sistema de equações polinomiais do 1o grau em uma turma do 8o ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O objetivo geral deste trabalho é analisar situações didáticas, resolução e elaboração de problemas em sistema de equações polinomiais do 1o grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francófona: a noção de Contrato Didático. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8o ano “A” do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal no município de Surubim, estado de Pernambuco. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas com a professora e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo sistema de equações do 1o grau. A partir dos dados obtidos, compreendeu-se melhor como se dá o Contrato Didático neste contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática, e como estes se comportam na relação entre professor e estudante e, consequentemente, no processo de ruptura do contrato já estabelecido, possibilitando mudanças no pensar e no comportamento dos colaborados da pesquisa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57127 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo Sergio Barbosa.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons