Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57136
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Gilberto de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T11:37:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T11:37:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-07 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Gilberto de Araújo. Sob a luz de lampiões: currículos e processos de subjetivação no sertão de Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57136 | - |
dc.description.abstract | Esta tese investiga dinâmicas políticas e discursos em processos de subjetivação de estudantes do ensino médio no município de Serra Talhada - PE, berço de Lampião. De abril, 2019 a março, 2020, visitamos cinco escolas, entrevistamos gestores, professores, alunos e acompanhamos ações da Fundação Cultural Cabras de Lampião. Estivemos também em Piranhas, Alagoas, local da morte do cangaceiro. Nossas investigações se basearam em preceitos pós-estruturalistas de Laclau e Mouffe, que veem o sujeito na posição de enunciador de significados produzidos por instituições e diversos contextos que o circundam. No primeiro capítulo, apresentamos o desmembramento dessa teoria na abordagem das lógicas de Glynos e Howarth, apontando para a interpretação/interpelação de elementos constituidores da cultura do Cangaço e das representações do Sertão que nos atravessam discursivamente. Apresentamos as acepções do significante currículo, em análise discursiva, e evidenciamos suas políticas como parte integrante dos processos de subjetivação. Encontramos nos estudos de Alice Lopes, Elizabeth Macedo, Hugo Costa, Anna Luiza Oliveira, Gustavo Oliveira, Joanildo Burity, Daniel Mendonça e Thiago Ranniery as bases de análise vinculadas a temas como currículo, diferença, gênero, sexualidade, pertencimento racial e regional e religiosidade. O segundo capítulo expõe a trajetória de campo, a interpretação de currículos governamentais e o contato com o público entrevistado, através de uma enquete com cerca de 500 alunas/os e de oficinas pedagógicas com cerca de 100 estudantes. Evidenciamos a influência da Fundação Cultural Cabras de Lampião o imaginário e a educação no município. Examinamos os Parâmetros Curriculares do Estado e buscamos suas referências na Base Nacional Comum Curricular. A intenção foi evidenciar a produção de currículos na própria escola, nas ações de gestores, docentes, estudantes e da comunidade que a atravessa discursivamente. No terceiro capítulo, apresentamos a disputa de sentidos em torno do termo juventude através da tese de Josefina Bolis e da dissertação de Priscila Ribeiro. Trazemos opiniões de estudantes e professores que ilustram disputas por sentido que reforçam categorias universalizantes, capazes de promover fixações momentâneas e que extrapolam as intenções de simplesmente nomear. Finalmente, tentamos levantar questões a respeito do orgulho de ser, que, de uma forma ou outra, nunca (e sempre) nos escapa. Nas tentativas de ocupar ou inaugurar os espaços, das tantas relações em que nos incluímos, buscamos a autoafirmação daqueles com quem nos identificamos. Nessa possibilidade de positivação, o orgulho de ser pode fazer frente ao que nos constitui e ao que nos diferencia; ao que desde já (e sempre) estamos sendo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curriculo | pt_BR |
dc.subject | Teoria do discurso | pt_BR |
dc.subject | Cangaço | pt_BR |
dc.title | Sob a luz de lampiões : currículos e processos de subjetivação no sertão de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9057075324505334 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5336313595044838 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis investigates political dynamics and discourses in processes of subjectivation of high school students in the municipality of Serra Talhada - PE, birthplace of Lampião. From April 2019 to March 2020, we visited five schools, interviewed managers, teachers, students and followed actions by the Cabras de Lampião Cultural Foundation. We were also in Piranhas, Alagoas, the place where the cangaceiro died. Our investigations were based on post-structuralist precepts by Laclau and Mouffe, which see the subject in the position of enunciator of meanings produced by institutions and different contexts that surround him. In the first chapter, we present the breakdown of this theory in the approach to the logic of Glynos and Howarth, pointing to the interpretation/interpellation of elements that constitute the culture of Cangaço and the representations of the Sertão that discursively cross us. We present the meanings of the significant curriculum, in discursive analysis, and highlight its policies as an integral part of the subjectivation processes. We find in the studies of Alice Lopes, Elizabeth Macedo, Hugo Costa, Anna Luiza Oliveira, Gustavo Oliveira, Joanildo Burity, Daniel Mendonça and Thiago Ranniery the bases of analysis linked to themes such as curriculum, difference, gender, sexuality, racial and regional belonging and religiosity. The second chapter explains the field trajectory, the interpretation of government curricula and contact with the interviewed public, through a survey with around 500 students and pedagogical workshops with around 100 students. We highlight the influence of the Cabras de Lampião Cultural Foundation on the imagination and education in the municipality. We examined the State's Curricular Parameters and looked for their references in the National Common Curricular Base. The intention was to highlight the production of curricula in the school itself, in the actions of managers, teachers, students and the community that discursively crosses it. In the third chapter, we present the dispute of meanings surrounding the term youth through Josefina Bolis' thesis and Priscila Ribeiro's dissertation. Opinions from students and teachers illustrate disputes over meaning that reinforce universalizing categories promoting momentary fixations and going beyond the intentions of simply naming. We raise questions about the pride of being, which never escapes us. In attempts to occupy the spaces of the many relationships in which we are included, we seek self-affirmation from those with whom we identify. In this possibility of positivity, the pride of being can face what constitutes us and what differentiates us; to what we are already (and always) being. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Gilberto de Araújo Moreira.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons