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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57165
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Título: | Determinação dos benefícios do uso de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, aplicados à simulação clínica para desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas na graduação médica |
Autor(es): | TUBE, Milton Ignacio Carvalho |
Palavras-chave: | Modelos Anatômicos; Educação de graduação em medicina; Laparotomia; Exercício de simulação; Destreza motora; Competência clínica |
Data do documento: | 18-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | TUBE, Milton Ignacio Carvalho. Determinação dos benefícios do uso de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, aplicados à simulação clínica para desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas na graduação médica. 2022. Tese (Doutorado em Cirurgia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Objetivo: Determinar os benefícios do uso de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, na simulação para desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas na graduação médica. Métodos: Estudo prospectivo, descritivo, analítico, comparativo, experimental e aleatório, com abordagem qualitativa no desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas em acadêmicos primeiro a decimo segundo períodos do curso de medicina. Ações de extensão nas modalidades cursos de Nós e suturas (Modulo I) e Cursos de Paramentação e Instrumentação Cirúrgica (Módulo II) foram produzidas para captação e seleção da amostra. Foram produzidos materiais manufaturados e montado um simulador de baixa fidelidade e baixo custo para laparotomia exploratória utilizados no treinamento, teste e avaliação de habilidades cirúrgicas desenvolvidas por alunos de medicina após instrução em estações de destrezas laboratório de habilidades. Pré e pós-teste teórico (Prova objetiva) e prático (OSATS Scale) foram aplicados em ambos os módulos. Resultados: Sessenta e três cursos de extensão realizados, n=1613 estudantes de primeiro a decimo segundo períodos de medicina captados. Pré-testes confirmaram a não exposição da amostra para a metodologia proposta no projeto. Médias obtidas nos pós-testes foram estatisticamente significativas confirmando o desenvolvimento cognitivo e motor de habilidades em ambos os módulos. A simulação de laparotomia exploratória facilitou a observação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Materiais e modelos produzidos tiveram custos baixos. Conclusões: Os resultados mostram evidencias concluintes que a implementação de modelos de baixa fidelidade e instrumentos manufaturados de baixo custo, aplicados a simulação clínica, traze benefícios no desenvolvimento de habilidades e destrezas cirúrgicas em estudantes de medicina. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57165 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Cirurgia |
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