Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57174

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINTO, Lourival Pereira-
dc.contributor.authorMARTINS, Rozane Patrícia Varejão-
dc.date.accessioned2024-08-01T16:59:03Z-
dc.date.available2024-08-01T16:59:03Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationMARTINS, Rozane Patrícia Varejão. O papel da biblioteca universitária na inclusão de usuários com TDAH: um estudo sob a ótica do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57174-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas que são desenvolvidas atualmente pela Biblioteca Central por meio do Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco, com intuito de promover a acessibilidade de usuários com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apresenta compreensões acerca do TDAH na fase adulta quanto às suas principais características, as dificuldades apontadas no processo da leitura, além das políticas públicas existentes atualmente. A abordagem metodológica tem cunho exploratório, bibliográfico e trata-se de um estudo de caso. Na pesquisa foram descritas as ações realizadas pelo laboratório e como essas ações podem afetar diretamente usuários com TDAH e sua permanência em ambiente acadêmico, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as ações desenvolvidas até o presente momento têm se mostrado satisfatórias e eficazes dentro das limitações existentes para os atuais usuários dos serviços, porém, também evidenciou uma falha na inclusão de pessoas com TDAH no processo de divulgação e incentivo a utilização dos serviços prestados. Conclui-se que o laboratório, através das adaptações textuais e dos serviços prestados de maneira geral, tem se apresentado como uma importante ferramenta na inclusão informacional de alunos com transtorno de leitura, mas que precisa de melhorias contínuas, inclusive no processo de visibilidade dos alunos com TDAH.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titleO papel da biblioteca universitária na inclusão de usuários com TDAH: um estudo sob a ótica do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2279411283242179pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2763163383357621pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this paper is to analyze the practices currently being developed by the Central Library through the Accessibility Laboratory at the Universidad Federal de Pernambuco, to promote accessibility for users with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). It presents an understanding of ADHD in adulthood in terms of its main characteristics, the difficulties encountered in the reading process, as well as current public policies. The methodological approach is exploratory, bibliographical and a case study. The research described the actions carried out by the laboratory and how these actions can directly affect users with ADHD and their permanence in the academic environment, using a semi-structured interview as the data collection tool. The results showed that the actions developed so far have been satisfactory and effective within the existing limitations for current users of the services, but also showed a failure to include people with ADHD in the process of publicizing and encouraging the use of the services provided. The conclusion is that the laboratory, through textual adaptations and the services provided in general, has proved to be a valuable tool in the inclusion of information for students with reading disorders, but that it needs continuous improvement, including in the process of making students with ADHD visible.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rozane Patrícia Varejão Martins.pdf506,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons