Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57184

Compartilhe esta página

Título: Proposta metodológica para análise da diferenciação socioespacial em assentamentos precários designados como Zonas Especiais de Interesse Social
Autor(es): SIMÕES, Matheus Batista
Palavras-chave: diferenciação socioespacial; fragmentação socioespacial; zoneamento urbano
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SIMÕES, Matheus Batista. Proposta metodológica para análise da diferenciação socioespacial em assentamentos precários designados como Zonas Especiais de Interesse Social. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presença crescente de assentamentos humanos com condições precárias de habitabilidade tem se tornado cada vez mais comum nas cidades mais populosas ao redor do mundo. Ademais, a fragmentação socioespacial do tecido urbano tem adicionado uma considerável complexidade ao enfrentamento deste desafio. Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar a diferenciação e a fragmentação socioespacial em favelas compreendidas como Zonas Especiais de Interesse Social, a partir da relação de suas características internas com o restante da cidade. O processo de construção metodológica contemplou a cidade de Campina Grande, e posteriormente, replicou-se o método em João Pessoa, consideradas as cidades mais populosas do estado da Paraíba. A análise introduz contribuições metodológicas que utilizam análises discriminantes para identificar quais variáveis possuem maior peso em diferenciar as favelas de seus respectivos entornos, construindo um índice de diferenciação socioespacial. A interpretação dos resultados desse índice contribuiu para a análise da fragmentação socioespacial nesses territórios, e na possível segregação de seus moradores da cidade onde vivem. A importância de mensurar os níveis de diferenciação espacial nessas zonas está em investigar possíveis graus de ameaças ao direito à moradia e à cidade, função primordial desse zoneamento urbano. Finalmente, as implicações dos resultados são apresentadas em um quadro com diretrizes, destinadas a planejadores urbanos empenhados no reconhecimento e na proteção de favelas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57184
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Batista Simões.pdf8,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons