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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57185

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Vilde Gomes de-
dc.contributor.authorHORA FILHO, Edmilton Amaro da-
dc.date.accessioned2024-08-02T15:01:20Z-
dc.date.available2024-08-02T15:01:20Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationHORA FILHO, Edmilton Amaro da. Políticas de educação das relações étnico-raciais em cursos de formação na área da saúde: como se encontra esta relação?. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57185-
dc.description.abstractA educação na saúde compreende a educação permanente e a educação continuada no campo da saúde. Essas duas pertencem a locais onde existem os cursos na área da saúde: a primeira voltada para composição do quadro de profissionais existentes e a segunda voltada para capacitação e reciclagem dos profissionais. Nesse sentido, a tese se debruça sobre a presença de Políticas de Educação para as relações étnico-raciais em cursos de Saúde de Universidades da Região Nordeste do Brasil, enquanto expressões de Políticas afirmativas, nos Projetos Políticos pedagógicos(PPPs) de cursos de saúde. Salienta-se que Políticas afirmativas não dependem apenas do Estado em legislar, mas sim das Universidades e dos cursos que materializam leis nos PPPs. Desta forma, investiga- se o conteúdo das ementas, componentes curriculares, objetivos, metodologias e referenciais bibliográficos dos cursos de saúde considerando em cada documento o possível cumprimento das normas estabelecidas por estas políticas. Como objetivos específicos, busca-se identificar como se encontra a materialidade das Políticas de educação para as relações étnico-raciais em cursos de formação na área saúde na região Nordeste do Brasil; investigar o racismo institucional como fator determinante de desigualdades na implementação das Políticas de educação para as relações étnico-raciais em cursos de formação em saúde em instituições públicas; analisar criticamente o debate antirracista nas políticas afirmativas de educação para as relações étnico-raciais nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de formação em saúde explorando as perspectivas de combate ao racismo estrutural nesse contexto; problematizar o debate antirracista nas Políticas afirmativas de educação para as relações étnico-raciais presentes nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de formação em saúde. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualiquantitativa. Foram feitas análises lexicográficas com uso do software Iramuteq analisando qualitativamente os dados da coleta proporcionando maior confiabilidade e certificação. Como resultados, obtivemos uma amostra com o total de 136 (cento e trinta e seis) cursos dentre eles 85 (oitenta e cinco) cursos de saúde nas Universidades federais e 51 (cinquenta e um) nas Universidades estaduais. Um total de 43 (quarenta e três) cursos os que não dispõe de seus PPPs na web. Assim, a pesquisa contou com um N amostral de 92 (noventa e dois) documentos disponíveis na web. Foram encontrados 36 (trinta e seis) cursos de saúde dos cursos que não contemplam as leis em seus PPPs e 56 (cinquenta e seis) cursos de saúde incluem a problemática em seus PPPs. A análise revela uma parcela significativa do panorama de como a Política está inserida nos cursos de saúde da região estudada. Apesar de haver uma maioria de PPPs abordando o debate das relações étnico-raciais, identificamos que a temática é retratada majoritariamente nas ementas de uma forma muito generalista e genérica. O estudo dessa temática possui carga horária reduzida em relação ao tamanho dos currículos das demais disciplinas. De acordo com a análise, identificamos uma escassez curricular sobre o tema. Assim, ao verificar cada documento, concluímos que o debate não está sendo contemplado de forma substancial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas afirmativaspt_BR
dc.titlePolíticas de educação das relações étnico-raciais em cursos de formação na área da saúde : como se encontra esta relação?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4933465694751176pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4572757960571445pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxLa educación para la salud comprende la educación permanente y la educación continua en el campo de la salud. Estos dos pertenecen a lugares donde existen cursos en el área de la salud: el primero enfocado a componer el cuadro profesional existente y el segundo enfocado a la formación y reciclaje de profesionales. En este sentido, la tesis se centra en la presencia de Políticas Educativas para las relaciones étnico-raciales en las carreras de Salud de las Universidades de la Región Nordeste de Brasil, como expresiones de Políticas afirmativas, en los Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP) de las carreras de salud. Cabe señalar que las políticas afirmativas no solo dependen del Estado para legislar, sino de las Universidades y carreras que materializan leyes en APP. De esta manera, se investiga el contenido de los programas de estudio, componentes curriculares, objetivos, metodologías y referencias bibliográficas de las carreras de salud, considerando en cada documento el posible cumplimiento de los estándares establecidos por estas políticas. Como objetivos específicos, buscamos identificar la materialidad de las Políticas de Educación para las relaciones étnico-raciales en cursos de formación en el área de la salud en la región Nordeste de Brasil; investigar el racismo institucional como factor determinante de las desigualdades en la implementación de políticas de educación para las relaciones étnico-raciales en los cursos de formación en salud de las instituciones públicas; analizar críticamente el debate antirracista en las políticas de educación afirmativa para las relaciones étnico-raciales en los Proyectos Político- Pedagógicos de los cursos de formación en salud, explorando las perspectivas de combate al racismo estructural en este contexto; problematizar el debate antirracista en las políticas de educación afirmativa para las relaciones étnico-raciales presentes en los Proyectos Políticos Pedagógicos de los cursos de formación en salud. Metodológicamente se trata de una investigación documental con un enfoque cualitativo y cuantitativo. Los análisis lexicográficos se realizaron mediante el software Iramuteq, analizando cualitativamente los datos de la recolección, brindando mayor confiabilidad y certificación. Como resultados, obtuvimos una muestra con un total de 136 (ciento treinta y seis) carreras, incluyendo 85 (ochenta y cinco) carreras de salud en Universidades federales y 51 (cincuenta y uno) en Universidades estatales. Un total de 43 (cuarenta y tres) cursos no cuentan con sus APP en la web. Así, la investigación incluyó un tamaño de muestra de 92 (noventa y dos) documentos disponibles en la web. Se encontraron 36 (treinta y seis) carreras de salud que no incluyen las leyes en sus APP y 56 (cincuenta y seis) carreras de salud incluyen el problema en sus APP. El análisis revela una porción significativa del panorama de cómo la Política se inserta en las carreras de salud en la región estudiada. A pesar de que existe una mayoría de APP que abordan el debate sobre las relaciones étnico-raciales, identificamos que el tema se presenta en los menús de manera muy general y genérica. El estudio de este tema tiene una carga de trabajo reducida en relación con el tamaño de los planes de estudio de otras materias. Según el análisis, identificamos una falta de currículo sobre el tema. Por lo tanto, al revisar cada documento concluimos que el debate no está siendo abordado de manera sustancial.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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