Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57200
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nivaneide Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T15:04:22Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T15:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nivaneide Ferreira da. O significado construído por uma agente comunitária de saúde sobre autolesão praticada por adolescentes em Macaparana-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57200 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo geral compreender a construção de significados de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) sobre a autolesão praticada por adolescentes, em Macaparana – PE. Enquanto embasamento teórico, foram utilizadas concepções da Psicologia Cultural Semiótica e da Psicologia Dialógica, além da ênfase nos processos cognitivos de rememoração e imaginação como intrínsecos à construção e desenvolvimento de significados. A construção de significados ocorre a partir de diálogos e interações que são influenciados pelo contexto cultural e pelas interações sociais. Nessas interações, que são dialógicas a partir da relação eu-outro-objeto, o indivíduo se envolve em internalizações e externalizações, estando estas operações interligadas e construindo uma relação dinâmica entre a mente individual e o contexto cultural mais amplo. Na dinâmica de internalizar e externalizar, ossignificados podem ser transformados, sendo confrontados ou mantidos. A autolesão praticada por adolescentes é um fenômeno que incita atenção e cuidado, sendo inclusive considerado um problema de saúde pública. Diante do cuidado oferecido a este público, na rede de saúde pública com toda a sua estruturação em níveis de atenção, o ACS se apresenta como porta de acesso da porta de entrada, já que é o primeiro e principal elo entre a comunidade do território e a equipe de saúde de família que está localizada na atenção básica. Presume-se então importante analisar o significado que o ACS constroi sobre a autolesão praticada por adolescentes por ele ocupar este lugar de facilitador do acesso ao cuidado. A investigação envolveu estudo do tipo idiográfico, contando com a participação da ACS Nadine (nome fictício). Foram realizados quatro encontros, ao longo de dois meses. Nesses encontros foram feitas entrevistas individuais, além da produção de um scrapbook. A interpretação do material foi orientada pela proposta da análise de multivocalidades, uma análise do tipo dialógica. Nessa perspectiva, foi realizada a análise da construção de significados sobre autolesão praticada por adolescentes de uma ACS que mora e trabalha em Macaparana-PE. Posições de eu e vozes de outros, além das interações, os desdobramentos de significados coletivos, da tríade dialógica, dos núcleos de tensão e transformações, compõem o quadro analítico dos significados de autolesão praticada por adolescentes para a ACS Nadine. Ela significa a autolesão praticada por adolescentes como sendo consequência do adoecimento psíquico do adolescente. Na base do sofrimento, consta um ambiente familiar que não fornece subsídios para um desenvolvimento adequado. Mudanças culturais, como a presença da tecnologia, constituem dificuldades para as famílias epara a estabilidade emocional frente aos desafios da adolescência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Agentes comunitários de saúde | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Autolesão | pt_BR |
dc.title | O significado construído por uma agente comunitária de saúde sobre autolesão praticada por adolescentes em Macaparana-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GALINDO, Wedna Cristina Marinho | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7391452338799732 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7889645056048521 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to understand the construction of meanings by a Community Health Agent (CHA) regarding self-harm among adolescents in Macaparana – PE. The theoretical foundation includes Semiotic Cultural Psychology and Dialogical Psychology, emphasizing the cognitive processes of recollection and imagination as intrinsic to the construction and development of meanings. These meanings are constructed through dialogues and interactions influenced by cultural context and social interactions. In these interactions, which are dialogical through the self-other-object relationship, the individual engages in internalizations and externalizations. These operations are interconnected, creating a dynamic relationship between the individual mind and the broader cultural context. In the dynamics of internalizing and externalizing, meanings can be transformed, confronted, or maintained. Self-harm among adolescents is a phenomenon that demands attention and care, being considered a public health issue. Given the care provided to this group within the public health network, structured at various levels of care, the CHA acts as the entry point, serving as the first and primary link between the community and the family health team located in primary care. Therefore, it is important to analyze the meaning that the CHA constructs regarding self-harm among adolescents due to their role as facilitators of access to care. The investigation involved an idiographic study with the participation of a CHA named Nadine (a fictitious name). Four meetings were held over two months, during which individual interviews were conducted, and a scrapbook was produced. The interpretation of the material was guided by the proposal of multivocality analysis, a type of dialogical analysis. From this perspective, the analysis of the construction of meanings regarding self-harm among adolescents by a CHA who lives and works in Macaparana-PE was performed. Positions of the self and voices of others, along with interactions, the unfolding of collective meanings, the dialogical triad, nuclei of tension, and transformations, comprise the analytical framework of the meanings of self-harm among adolescents for the CHA Nadine. She interprets adolescent self-harm as a consequence of the adolescent’s psychological distress. At the root of this suffering is a family environment that does not provide adequate support for proper development. Cultural changes, such as the presence of technology, pose challenges for families and emotional stability in the face of adolescent challenges. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2261625023363852 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nivaneide Ferreira da Silva.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons