Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57238

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSARDELICH, Maria Emilia-
dc.contributor.authorPEREIRA, Luana Gregório-
dc.date.accessioned2024-08-07T13:07:30Z-
dc.date.available2024-08-07T13:07:30Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luana Gregório. Objeto Propositor Poético: cocriação entre os corpos discente/docente como estratégias para conhecer artistas mulheres. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57238-
dc.description.abstractConhecer artistas visuais alagoanas contemporâneas foi uma das inquietações que permeou o curso dessa investigação que emergiu da cocriação entre os corpos discente/docente de uma escola pública de Maceió que se lançaram à feitura de Objetos Propositores Poéticos sobre essas artistas como uma estratégia de fissurar as narrativas hegemônicas que invisibilizam as mulheres artistas, sobretudo, aquelas que desafiam os padrões normativos de gênero, raça, sexualidade, classe. A linearidade não traduz a complexidade das nossas existências, tampouco, o percurso de uma Investigação Baseada nas Artes (IBA). Nesse sentido, as ideias se unem em trilhas cruzadas com o objetivo de contextualizar as trajetórias individuais e coletivas que deram corpo a esse trabalho, as bifurcações que surgiram nos caminhos, as reflexões suscitadas em diálogos com artistas alagoanas, estudantes e teóricas e teóricos dos campos da Arte e Educação como Martins e Picosque (2012), Fernández Méndez (2015), Hofstaetter (2021), Rodrigues Júnior (2019, 2020), hooks (2013) e Freire (2021, 2023) que ampliaram as reflexões em torno do ensino de artes visuais, especificamente, sobre a construção de um espaço libertador que exercite a poética, reflexão, criatividade das/dos estudantes. Essa investigação se traduz em um compromisso ético e alinhado às epistemologias críticas de construção de um ensino não-sexista (Louro, 1997) antirracista (Pinheiro, 2023) e libertador (Freire, 2023) que almeja a sala de aula como um lugar possível de roçar esperanças, germinar sonhos (Rodrigues Junior, 2023) e armar paraquedas coloridos (Krenak, 2019). A partir desse percurso evidenciou-se que se cocriam objetos propositores poéticos se os corpos docente e discentes forem capazes de se abrirem para uma experiência estética, para a singularidade e pluralidade poiética, para a criação de territórios que acolham as subjetividades e dissidências inerentes aos estudantes investigadores e, sobretudo, a imaginação criadora. Todavia, ressalto que as palavras que demarcam o fim dessas páginas não tem a pretensão de fechar caminhos, ao contrário, se lançam ao devir.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Artes Visuaispt_BR
dc.subjectObjeto Propositor Poéticopt_BR
dc.subjectInvestigação Baseada nas Artes (IBA)pt_BR
dc.subjectArtistas visuais contemporâneas alagoanaspt_BR
dc.titleObjeto Propositor Poético : cocriação entre os corpos discente/docente como estratégia para conhecer artistas mulherespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5016255252600454pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436767321723519pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxKnowing contemporary Alagoas visual artists was one of the concerns that permeated the course of this investigation that emerged from the co- creation between the student/teacher bodies of a public school in Maceió that launched themselves to the making of poetic purposeful objects about these artists. As a strategy of cracking the hegemonic narratives that invisible artists, especially those that challenge normative standards of gender, race, sexuality, class. Linearity does not translate the complexity of our existence, nor the course of an art -based investigation (IBA). In this sense, the ideas come together in cross trails with the objective of contextualizing the individual and collective trajectories that gave body to this work, the bifurcations that emerged in the paths, the reflections raised in dialogues with Alagoas artists, students and theoretical and theorists of the fields From Art and Education such as Martins and Picosque (2012), Fernández Méndez (2015), Hofstaetter (2021), Rodrigues Júnior (2019, 2020), Hooks (2013) and Freire (2021, 2023) that expanded the reflections around teaching of visual arts, specifically, about the construction of a liberating space that exercises poetics, reflection, creativity of students. This investigation translates into an ethical commitment and aligned with critical epistemologies for the construction of a non-sexist teaching (Louro, 1997) Anti-racist (PINHEIRO, 2023) and Liberator (Freire, 2023) that aims for the classroom as a possible place of Room hopes, germinate dreams (Rodrigues Junior, 2023) and arm colorful parachute (Krenak, 2019). From this path, it was evidenced that poetic proposing objects are co-created if the faculty and students are able to open themselves to an aesthetic experience, to the singularity and poetic plurality, to the creation of territories that welcome the subjectivities and dissidence inherent to student researchers and, above all, the creative imagination. The words that mark the end of these pages do not pretend to close paths, on the contrary, they throw themselves into becoming.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luana Gregório Pereira.pdf12,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons