Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57245
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Bárbara Conceição da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T13:41:43Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T13:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Bárbara Conceição da Rocha. Análise da aceitação pública sobre as principais barreiras à implantação de pedágio urbano para melhoria da mobilidade no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57245 | - |
dc.description.abstract | O congestionamento do tráfego em decorrência do alto índice de motorização tem causado prejuízos ambientais, econômicos e sociais em grandes cidades. Conforme a população urbana cresce, torna-se mais urgente encontrar soluções sustentáveis para esse problema. Uma vez que o espaço físico é limitado, a expansão da infraestrutura viária não consegue mais suprir a demanda de viagens. Por isso, são necessárias medidas de gerenciamento de tráfego que ao mesmo tempo desencoraje o uso do transporte individual motorizado e incentive a utilização dos modos de transporte ativos e públicos. O pedágio urbano é uma alternativa econômica para o gerenciamento do tráfego e redução de congestionamentos em centros urbanos. Essa medida consiste no pagamento para acessar uma área ou passar por um trecho da cidade congestionado. No entanto, mesmo com os exemplos bem-sucedidos em Singapura, Londres e Estocolmo, o pedágio urbano ainda é uma medida difícil de ser implementada pela rejeição pública e política imposta. Por isso, o objetivo desta dissertação é avaliar a opinião pública sobre a implementação do pedágio urbano no Brasil e analisar quais fatores podem ser considerados barreiras à implementação dessa política no país. Para alcançar o objetivo, foi elaborado um questionário online destinado a moradores de cidades grandes, acima de 500 mil habitantes, ou regiões metropolitanas brasileiras. Após a coleta dos dados, foram realizadas uma análise descritiva e uma análise de regressão logística binária no Software R. A amostra analisada pode ser caracterizada majoritariamente como usuária de carro. Mesmo assim, a maioria dos respondentes, cerca de 79%, afirmou que deixaria sim de utilizar o carro para enfrentar menos congestionamentos. Mais ainda, 89% declararam que utilizaria com maior frequência o transporte público, caso o serviço melhorasse. Uma vez que o objetivo do pedágio urbano é o gerenciamento do tráfego para melhoria da mobilidade urbana, investimentos nos serviços de transporte público podem ser considerados um primeiro passo para iniciar o debate público sobre a implementação dessa medida no Brasil. Quanto à disposição ou não em pagar para enfrentar menos congestionamentos, por meio do modelo de regressão logística binária, foram identificados duas variáveis estatisticamente significativas. A percepção positiva do pedágio urbano e a consciência de responsabilidade pela poluição que produzimos foram os dois fatores mais influentes. Ou seja, a probabilidade de alguém estar disposto a pagar para enfrentar menos congestionamentos é maior quando a pessoa percebe a medida como eficaz e acredita que é justo nos responsabilizar financeiramente pela poluição que produzimos diariamente. Com isso, destacou-se a comunicação e a transparência como pontos fundamentais para um processo de implementação bem-sucedido de pedágio urbano no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Congestionamentos | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento do tráfego | pt_BR |
dc.subject | Pedágio urbano | pt_BR |
dc.title | Análise da aceitação pública sobre as principais barreiras à implantação de pedágio urbano para melhoria da mobilidade no Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057170697525248 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Traffic congestion due to the high rate of motorization has caused environmental, economic and social damage in large cities. As the urban population grows, it becomes more urgent to find sustainable solutions to this problem. Since physical space is limited, the expansion of road infrastructure is no longer able to meet travel demand. Therefore, traffic management measures are needed in order to both discourage the use of individual motorized transport and encourage the use of active and public modes of transport. Congestion pricing is an economical alternative for managing traffic and reducing traffic congestion in urban centers. This measure consists of paying to access an area or pass through a congested section of the city. However, even with the successful examples in Singapore, London and Stockholm, the congestion pricing is still a difficult measure to be implemented due to the public and political rejection imposed. Therefore, the objective of this dissertation is to evaluate public opinion on the implementation of congestion pricing in Brazil and to analyze which factors can be considered barriers to the implementation of this policy in the country. To achieve the objective, an online questionnaire was designed for residents of large cities, with more than 500,000 inhabitants, or Brazilian metropolitan regions. After data collection, a descriptive analysis and a binary logistic regression analysis were carried out in Software R. The analyzed sample can be characterized mainly as a car user. Even so, most respondents, around 79%, stated that they would no longer use the car to face less traffic congestions. And, even more, 89% stated that they would use public transport more frequently if the service improved. Since the objective of congestion pricing is to manage traffic to improve urban mobility, investments in public transport services can be considered a first step to starting public debate on the implementation of this measure in Brazil. As for the willingness or not to pay to face less congestion, through the binary logistic regression model, two statistically significant variables were identified. The positive perception of congestion pricing and the awareness of responsibility for the pollution we produce were the two most influential factors. That is, the probability that someone is willing to pay to face less congestion is greater when the person perceives the measure as effective and believes that it is fair to hold us financially responsible for the pollution we produce on a daily basis. With this, communication and transparency were highlighted as key points for a successful congestion pricing process implementation in Brazil. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Bárbara Conceição da Rocha Andrade.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons