Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57287

Compartilhe esta página

Título: Implementação de políticas públicas não excludentes para usuários de bicicletas de Caruaru (PE): abordagem do modal bicicleta à luz da teoria da complexidade.
Autor(es): BASTOS, Antônio Fagner da Silva
Palavras-chave: Mobilidade urbana - Caruaru (PE); Políticas públicas; Bicicletas
Data do documento: 13-Fev-2015
Citação: BASTOS, Antônio Fagner da Silva. Implementação de políticas públicas não excludentes para usuários de bicicletas de Caruaru (PE): abordagem do modal bicicleta à luz da teoria da complexidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: Em virtude de as preocupações com mobilidade urbana serem prementes, espera-se que políticas públicas direcionadas a ela sejam bem implementadas. Em um país como o Brasil, marcado por patentes desigualdades sociais, urge a necessidade de que se estabeleçam soluções em mobilidade urbana que possam realmente ter caráter equitativo. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, a bicicleta se destaca por ser um modal com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação, que fez emergir este estudo trata da possibilidade de a bicicleta poder se tornar um modal excludente. O que se daria em virtude de uma virtual tendência de as políticas públicas implementadas para os ciclistas serem direcionadas para apenas parte dos usuários e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral deste estudo foi indicar fatores-chave para que as políticas públicas direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes. Em busca de se alcançar os objetivos, o método utilizado foi o do discurso social coletivo, à luz da teoria da complexidade. Em relação aos procedimentos metodológicos empregados, realizaram-se observações diretas, entrevistas e aplicação de formulários com 12 usuários do modal estudado para a coleta de evidências. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as políticas públicas para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos e equipamentos acessíveis a todos os públicos. Ao fim, pode-se concluir que os gestores e tomadores de decisão na implementação de políticas públicas para ciclistas devem buscar meios de satisfazerem esses fatores. E assim, implementar políticas públicas equitativas para o público do modal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57287
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BASTOS, Antonio Fagner da Silva.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons