Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57334

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva-
dc.contributor.authorVELOSO, Edileuza Honório Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-14T12:08:30Z-
dc.date.available2024-08-14T12:08:30Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationVELOSO, Edileuza Honório Pereira. A formação do sujeito leitor: entre desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57334-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo analisar a prática docente referente à leitura literária, realizada por professora na Educação Infantil. A atividade com texto literário deve ser lúdica, encantadora, prazerosa e envolvente, favorecendo a curiosidade, a criatividade, o desejo no aprendente de se constituir em um sujeito leitor. Nessa trajetória, o mediador de leitura torna-se essencial, contribuindo com a formação do leitor, provocando, incentivando e estimulando a aproximação do texto literário. Para tanto, é essencial que sejam realizadas vivências e experiências com a leitura de textos literários, que possibilite ao aprendente sentir, imaginar, fantasiar, se emocionar e construir seus aprendizados. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, adotando como instrumentos de coleta de dados: a observação participante e a entrevista semiestruturada. Observações foram realizadas em um grupo V da Educação Infantil, na Escola Severina Lira, da Rede Municipal do Recife. No que se refere ao suporte teórico da pesquisa, obteve-se sobre os estudos de Petit (2009, 2019); Xypas (2018, 2020, 2022); Lajolo (2004); Zilberman (1998); Rouxel (2013); e Colomer (2003), dentre outros. A pesquisa evidenciou que as atividades realizadas com os textos literários na sala de aula pela professora participante carecem tanto de vivências eficazes com aproximações da obra lida pelo leitor, como também de espaços leitores na sala de aula, uma vez que encontrava-se na escola apenas uma biblioteca, a qual que era utilizada por todos os alunos. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam caminhos para formação de um sujeito leitor ativo e autônomo graças às análises dos dados recolhidos. Por fim, o presente estudo desencadeou reflexões docentes acerca da formação de leitores de literatura, iniciando na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleA formação do sujeito leitor : entre desafios e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9607851650493564pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation had as objective to observe the teaching activity in order to understand the work of literary reading carried out by the teacher in Early Childhood Education. Regarding the work done with literary text in the classroom, we understand that it needs to be playful, charming, pleasant and engaging, favoring, thus, curiosity, creativity, the will and the desire of the learner to become a reader subject.In this journey of the reader formation, the reading mediator becomes essential, contributing to the learner's reading path, inspiring, encouraging and stimulating this person to get closer to the literary text.Therefore, it is necessary that the reading mediator execute experiences with the reading of literary texts, which allows the learner to feel, imagine, fantasize, get emotional and build their knowledge.The methodology performed was qualitative of the ethnographic type.We resorted to the following data collection instruments: participant observation and semi-structured interview.We carried out the observations in the group V of Early Childhood Education at the Severina Lira School, of the Municipal Network of Recife.With regard to the theoretical framework of the research, we focused on the studies of the authors: Petit (2009, 2019); Xypas (2018, 2020, 2022); Lajolo (2004); Zilberman (1998); Rouxel (2013), Colomer (2003), among others. Thereby, the research conducted showed that the activities with literary texts in the daily life of the participating teacher's classroom lack effective pathways with regard to the formation of the reader subject.We point out ways for this formation in the results obtained thanks to the analysis of the data collected in this study.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edileuza Honório Pereira Veloso.pdf2,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons