Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57406

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho-
dc.contributor.authorALMEIDA, Flaviana Franco de-
dc.date.accessioned2024-08-16T13:33:21Z-
dc.date.available2024-08-16T13:33:21Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Flaviana Franco de. Audiovisual: análise da disponibilidade de vídeos digitais em repositórios institucionais brasileiros. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57406-
dc.description.abstractO audiovisual, em seu formato digital, está gradualmente sendo inserido no ambiente informacional acadêmico de pesquisa, embora talvez de forma lenta, por meio dos repositórios digitais. Para incluir um recurso audiovisual nesses repositórios, são necessárias algumas ações e tratamentos técnicos, como exigido para qualquer material digital. No entanto, é preciso um olhar mais criterioso devido à complexidade de suportes e formatos, bem como a vulnerabilidade às rápidas mudanças tecnológicas, aos requisitos de metadados e à necessidade de preservação a longo prazo. Neste estudo, serão explorados especificamente os vídeos digitais, uma ferramenta de abrangência do audiovisual. O objetivo geral é analisar como o recurso audiovisual está sendo disponibilizado nos RIs. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa visa caracterizar os recursos audiovisuais que estão disponibilizados pelos RIs; examinar o uso e disponibilidade do recurso audiovisual nos RIs; e identificar as iniciativas para a disponibilização dos vídeos digitais nos RIs. O processo metodológico envolve um estudo de caso múltiplo em repositórios selecionados, uma pesquisa documental nas Políticas de Informação dos repositórios e a observação direta nas páginas dos RIs. Os repositórios participantes são: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF); Lume - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Arca - Repositório Institucional da Fiocruz. A análise nos RIs foi conduzida por meio da técnica observação não participante, aliada a guias específicos para a coleta dos dados. Os resultados indicam que os RIs analisados adotam diferentes práticas em relação à inclusão de metadados de preservação e disponibilização de vídeos. Alguns repositórios oferecem informações detalhadas, incluindo metadados específicos para vídeos, direitos autorais, informações sobre preservação e estatísticas de uso, enquanto outros têm uma abordagem menos abrangente. Entre os resultados observados, destaca-se a acessibilidade, observou-se que os vídeos analisados no ambiente dos repositórios não oferecem ferramentas ou recursos adequados para pessoas com deficiência, destacando uma necessidade de melhorias nesse aspecto. A caracterização dos vídeos selecionados para análise, com o auxílio dos metadados descritos no guia de observação não participante, mostrou a não utilização de alguns metadados importantes relacionados com a preservação do objeto digital, como o formato de vídeo. Ao examinar o uso e disponibilidade do recurso audiovisual nos RIs, foi possível observar as estatísticas de uso, fazendo inferências a partir dos números de downloads e dos tamanhos dos vídeos. Nessa direção, pôde-se perceber que o tamanho do arquivo de vídeo pode estar associado a um dos motivos pelo qual o mesmo não é acessado. O estudo ressalta a complexidade e importância da gestão de vídeos digitais em RIs, enfatizando a necessidade de processos minuciosos e contínuos para garantir a durabilidade desses conteúdos a longo prazo. A implementação de políticas de informação claras e bem estruturadas, além do conhecimento sobre metadados, é fundamental para garantir a compreensão e adesão de toda a equipe envolvida na preservação dos recursos digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectRepositório institucionalpt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleAudiovisual : análise da disponibilidade de vídeos digitais em repositórios institucionais brasileirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8554672862854071pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7416324505673009pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxAudiovisual, in its digital format, is gradually being inserted into the academic research information environment, although perhaps slowly, through digital repositories. To include an audiovisual resource in these repositories, some technical actions and treatments are necessary, as required for any digital material. However, a more careful look is needed due to the complexity of media and formats, as well as vulnerability to rapid technological changes, metadata requirements and the need for long-term preservation. In this study, digital videos will be specifically explored, a comprehensive audiovisual tool. The general objective is to analyze how audiovisual resources are being made available in IRs. To achieve this objective, the research aims to characterize the audiovisual resources that are made available by IRs; examine the use and availability of audiovisual resources in IRs; and identify initiatives to make digital videos available in IRs. The methodological process involves a multiple case study in selected repositories, documentary research into the repositories' Information Policies and direct observation on the IRs' pages. The participating repositories are: Institutional Repository of the Fluminense Federal University (RIUFF); Lume - Digital Repository of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS); Institutional Repository of the Federal University of Ceará (UFC); and Arca - Fiocruz Institutional Repository. The analysis in the IRs was conducted using the non-participant observation technique, combined with specific guides for data collection. The results indicate that the analyzed IRs adopt different practices in relation to the inclusion of metadata for preserving and making videos available. Some repositories offer detailed information, including video-specific metadata, copyright, preservation information, and usage statistics, while others take a less comprehensive approach. Among the results observed, accessibility stands out, it was observed that the videos analyzed in the repositories environment do not offer adequate tools or resources for people with disabilities, highlighting a need for improvements in this aspect. The characterization of the videos selected for analysis, with the help of the metadata described in the non-participant observation guide, showed the non-use of some important metadata related to the preservation of the digital object, such as the video format. By examining the use and availability of audiovisual resources in IRs, it was possible to observe usage statistics, making inferences based on the number of downloads and video sizes. In this sense, it was clear that the size of the video file may be associated with one of the reasons why it is not accessed. The study highlights the complexity and importance of managing digital videos in IRs, emphasizing the need for thorough and continuous processes to guarantee the durability of these contents in the long term. The implementation of clear and well-structured information policies, in addition to knowledge about metadata, is essential to ensure the understanding and adherence of the entire team involved in preserving digital resources.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Flaviana Franco de Almeida.pdf2,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons